sábado, 19 de julho de 2008

Vícios Nostálgicos

Deixei o ritmo cair um pouco, mas todos sabiam que um post por dia era loucura. Não há assunto que resista. Fazendo um paralelo com a campanha do mengão no Brasileiro, todos sabiam que a derrota ia vir uma hora. Mesmo jogando bem, perdemos para o Coxa, numa das partidas mais injustas até então. Mas, como aqui, ainda existe aquela gordura e o saldo ainda é positivo, e o que importa é a continuação de um trabalho que vem dando certo!

Mas, chega a hora de dar um tema a esse post, e decidi que vai ser um tema um tanto manjado, porém fora de moda: Senhor dos Anéis. Difícil acreditar que eu me (re)viciei em Senhor dos Anéis a essa altura do campeonato, mas é a mais pura verdade. Passei os últimos dias super entretido assistindo as versões extendidas dos filmes, que eu nunca tinha visto muito bem.

É engraçado, porque SdA sempre fez parte da minha vida, desde quando eu ouvi falar na coisa toda e resolvi ler A Sociedade do Anel, back in 2001. E é aquela coisa, 14 aninhos, cabeça totalmente influenciável, me apaixonei de cara. De lá pra cá muito tempo passou, os livros e filmes me marcaram muito, e não é nada de mais eu dizer que de certa forma mudou a minha vida.

Graças ao Fórum da Valinor (muito nerd, pqp), que apesar de todos os defeitos, foi um lugar que eu conheci meus melhores amigos. Foi um lugar aonde eu aprendi muita coisa, tanto com filmes, músicas, esportes, livros, em relação a vida mesmo. Foi onde eu comecei a adquirir um senso crítico maior em relação as coisas que me cercam.

Mas como eu disse, essas coisas fazem tempo. Eu mal lembrava dos filmes, por isso resolvi ver de novo. E nesses horas você vê que tudo isso não foi por acaso. Pois são realmente clássicos, são filmes que realmente marcaram uma época e que eu tenho certeza que daqui a 30 anos ainda vão ser considerados clássicos.

É raro ver uma obra tão detalhista como a de Tolkien, onde praticamente todo personagem tem sua história desenvolvida. E esse nível de detalhismo foi o mesmo nos filmes. Chega a ser tocante o cuidado e o perfeccionismo de todos envolvidos nesses filmes. Se alguém viu os extras dos dvds, sabem do que eu estou falando.

Cito como exemplo a preocupação em cada cena de permanecer fiel ao livro. Na cena em que o Frodo acorda em Valfenda e o Sam vai abraçá-lo, por exemplo. Tem um trecho dos extras que diz que o Ian Mckellen dizia a todo momento pro Sean Astin "não esqueça de pegar na mão do Frodo, são esses detalhes que os fãs estarão procurando". Outro exemplo desse perfeccionismo são o cuidado dos designers em estabelecer uma cultura própria pra cada raça, e mesmo pra cada povo. Desde a arquitetura, até o design das armas, roupas, tudo, cada raça tem a sua própria característica.

Os exemplos abundam, mas eu não vou me aprofundar neles, cabe a quem se interessar procurar assistir os dvd's. Se é que todo mundo que está lendo isso aqui já não viu, pois SdA é uma coisa tão próxima da minha vida que eu tenho dificuldade em assimilar o fato de nem todo mundo ter visto.

(essa semana começo a reler os livros também uhahauhhaha)

4 comentários:

érica disse...

assisti aos filmes em uma maratona caseira inacreditável, nos idos de 2005. ou seja, não lembro quase nada.
talvez seja a hora de revê-los com calma.

Unknown disse...

Então. Estaremos sempre no mesmo barco. Hehe. Jamais escaparemos disso.

Anônimo disse...

Não tive oportunidade de ver os extras ainda.... Vi os filmes no cinema (inclusive VE dos dois primeiros, em seqüência, seguidas do Retorno do Rei versão normal), e depois uma maratona das VEs na casa da Mystique.... mas nessa maratona, sem chances de ver mais nada, né?


Mas de qualquer forma, eu falo mesmo, SdA, Toca e Valinor, foram IMPORTANTÍSSIMOS pra eu ser e estar como tou agora. Pra se ter uma idéia, não fosse por ter entrado na Toca, muito provavelmente eu não moraria mais no RJ há um bom tempo, e com isso não conheceria quase ninguém com quem tenho contato atualmente.

suzie. disse...

Senhor dos anéis é um tema excelente, as pessoas não deviam se intimidar com a possibilidade dos não-fãs considerarem algo manjado.

Assim, basicamente é o melhor livros de todos os tempos na minha opinião. os filmes graças a deus não seguiram a tendência ridícula dos outros filmes que assistimos por aí, de não representarem bem o livro que lhes deu origem, e tbm estão na minha lista de favoritos, embora mta gente reclame que não teve tom bombadil e não sei oq.

E se servir de consolo, tbm faço parte do clube dos que participaram de fóruns com importância na vida hauahaua no caso, apesar de ser do valinor confesso que minha presença foi quase invisivel pq eu já tava na fase de preguiça e mais lia do que postava,mas de qualquer era bem agradável e eu só parei de acessar pq esqueci a senha. minha participação ative foi o fab forum, aprendi mta coisa de beatles ali, fiz amigos, me diverti e tudo o mais haha pena que ele morreu :(