sexta-feira, 11 de julho de 2008

O Futuro do Jon Oliva

O Jon Oliva concedeu mais uma entrevista nesses últimos dias (que pode ser conferida aqui [trecho em português] ou aqui [completa em inglês]) aonde ele falou, entre outros assuntos, sobre o tão comentado futuro do Savatage.

Nada de novo, porém. Sem planos para o Savatage. Mas há alguns pontos que merecem ser discutidos, até porque o cara é o meu ídolo, mas existem algumas falhas gritantes no discurso dele. Então vamos por partes:


Existe um futuro para o Savatage?

"Na verdade, se você olhar para o TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA, ele é o SAVATAGE. Todos os membros do período 'Dead Winter Dead / Wake Of Magellan' estão no TSO. Então é basicamente SAVATAGE sob um nome diferente, e quando você ouve 'Dead Winter Dead' ou 'Wake of Magellan' e a música do TSO, esses discos do SAVATAGE soam bem próximos ao som que o TSO faz."

Olha, não é assim. Há uma proximidade - óbvio, são os mesmos compositores - mas a diferença entre Savatage e TSO é também óbvia. O TSO é muito mais fofinho, muito mais radio friendly, muito mais teatral. Não é à toa que os caras estão enchendo a bunda de dinheiro. Falta ao TSO aquele peso que sempre esteve presente no Savatage, o TSO está no limite daquilo que pode ser considerado metal (e eu não estou falando mal, eu sou apaixonado por TSO).

"Veja só, o primeiro single de natal ‘Christmas Eve Sarajevo 12/24’ nós lançamos no 'Dead Winter Dead' do SAVATAGE, e ninguém queria tocá-lo. Então, quando o lançamos com o TSO, foi o single mais vendido do país. Daí percebemos que tínhamos levado o SAVATAGE até onde podíamos."

Errado. Aí vocês perceberam que vocês podiam ganhar grana pra caralho se deixassem o Savatage de lado e partissem com tudo com o TSO e suas músicas natalinas. Christmas Eve é uma das minhas músicas favoritas, mas ela também é perfeita pra ser tocada em rádios, principalmente perto do natal. Esse lance da indústria musical de desprezar uma banda por ela ser de heavy metal é imbecil, mas sempre foi assim e sempre será, isso não justifica nada.

Sinceramente, nada contra o cara querer ganhar uma grana. O cara passou mais de 20 anos com uma banda que nunca deu dinheiro pra ele, não há nada mais justo. Eu faria o mesmo, e tenho certeza que 99,9% das pessoas que criticam ele também fariam. Mas eu não engulo esse papo de "vocês não tem do que reclamar, o Savatage é o TSO, eu sou gordo pra caralho, bla bla". Seja homem e diga que o Savatage acabou e que agora só há planos para o TSO (e para o Jon Oliva's Pain).

"Os fãs são ótimos e leais, tocamos com o SAVATAGE por vinte e tantos anos, mas não temos mais 21 anos."

Eu tenho.

"Nós começamos o lance do TSO que foi ótimo e obteve muito sucesso. E isso é difícil de admitir, porque comecei o SAVATAGE com meu irmão, e esse é maior chute na bunda que pode existir".

Isso não fez sentido na minha opinião.

"Mas agora não preciso me preocupar em cuidar da minha família por causa do sucesso do TSO, sabe?"

É, agora nada de cuidar da sua família, ela que se exploda huauhauhhuauhuha

"As pessoas se apegaram bastante ao nome, mas a essa altura, você consegue o melhor dos dois mundos. Você tem os membros do SAVATAGE fazendo o lance de natal com o TSO, você tem o JON OLIVA’S PAIN comigo, onde tocamos as coisas mais antigas do SAVATAGE como ‘Sirens’, ‘Power Of The Night’, ‘Mountain King’, ‘Streets’, ‘Gutter Ballet’, e Zak (Stevens) com sua banda CIRCLE II CIRCLE, onde ele toca as músicas de quando ele estava no SAVATAGE, como ‘Edge of Thorns’ e ‘Handful of Rain’. Quero dizer, meu set é metade SAVATAGE, metade JON OLIVA’S PAIN."

Sinceramente, trocava os 3 pelo Savatage firme e forte. Fora que o TSO jamais vai vir pro Brasil ou coisa parecida, só aí eu já não vejo a maioria dos membros do Savatage. E é bom esse gordo escroto vir logo pro Brasil, pra consolar nós, pobre fãs desconsolados.

"E veja o sucesso do TSO. Temos pessoas como Roger Daltrey do THE WHO, Paul Rodgers (QUEEN, BAD COMPANY), possivelmente Robert Plant (LED ZEPPELIN) vai tocar conosco esse ano, também Geoff Tate do QUEENSRŸCHE, Tommy Shaw do STYX, Ian Hunter, John Anderson do YES. Quero dizer, essas pessoas são lendas e querem tocar conosco. Para mim, é o maior elogio que existe, fico louco só de imaginar".

Ok, isso vai ser foda.



Então no futuro, você não vê os membros do SAVATAGE se reunindo e fazendo shows sob esse nome?

"É assim… Eu poderia facilmente sair e fazer JON OLIVA’S SAVATAGE com os caras do JON OLIVA’S PAIN. Mas por respeito não só ao nome, mas aos caras que tocaram junto comigo no SAVATAGE por vinte anos, e aos caras que tocam comigo agora, não farei isso. Não é a mesma coisa, é diferente com esses caras do OLIVA’S PAIN. Estou tentando fazer algo diferente com eles, enquanto me mantenho fiel às minhas raízes no SAVATAGE, além de não querer trabalhar sob a sombra do nome SAVATAGE."


Ele não entendeu a pergunta na minha opinião. Ninguém perguntou porque ele não fala que o JOP é o Savatage, mas sim se existiria a possibilidade dos antigos membros do Savatage voltarem a fazer shows com ele, sob o nome da banda.

"Porque realmente, tocar no JON OLIVA’S PAIN não tem nada a ver com dinheiro."

Fato.

"Estou me divertindo muito com esse projeto, e é totalmente focado na música. Esse é outro motivo pelo qual não quis usar o nome SAVATAGE, não quero que as pessoas achem que estou sugando o nome até a última gota, entende?"

Eu particularmente acho que a questão do Jon usar o nome de Jon Oliva's Pain e não do Savatage é muito mais por causa do Paul O'neill do que por respeito aos ex integrantes. Ora bolas, todo mundo já cansou de ouvir de vários ex integrantes do Savatage (Caffery, Middleton) que eles adorariam tocar mais uma vez pelo Savatage! Toda hora rolam boatos na internet por causa da declaração de um deles. A questão é que o Paul é diretamente responsável por tudo que o Savatage fez e não rola do Jon levar tudo isso nas costas sozinho.

"Eu não preciso mais trabalhar um dia sequer na minha vida se não quiser com o que consegui fazendo o TSO. Eu poderia simplesmente ficar sentado sobre minha bunda gorda e assistir futebol pelos próximos dez anos! (risos),"

Hohohoho eu sou gordo e rico pra caralho.

"mas eu não quero. Eu amo tocar, e é isso que vou fazer. Além do mais, tem tanta música feita pelo meu irmão que as pessoas ainda não ouviram que eu vou continuar tocando até eu conseguir lançar toda e qualquer música que meu irmão escreveu comigo. Aí então eu vou parar e fazer trilhas sonoras para filmes de terror ou algo numa montanha até ficar velho e grisalho".

Por mais que eu critique e encha o saco, enquanto ele continuar tocando o que for que seja, eu serei uma pessoa um pouco mais feliz.




Um comentário:

Anônimo disse...

E o que importa o nome!!!! O importante é Jon Oliva compondo boas músicas, se o Savatage acabou, tudo bem. A banda deixou obras incríveis no mundo da música, mas a culpa do fim é do público do Heavy Metal, público ingrato que não apoiou a banda quando esta precisou, o mesmo público que já não fazia tanta questão em manter a lealdade após a morte do Cris Oliva, foi a mesma falta de atenção que Conrad Lant sofreu ao tentar uma carreira solo, e que por sinal, tinha músicas melhores do que as lançadas sob o nome do Venom, admito mesmo sendo fã da banda.