quinta-feira, 3 de julho de 2008

Strawberry Fields Forever!


Melhor cena de Across The Universe, filme que eu vi ontem (ou hoje, dependendo do seu referencial). Me falaram meio mal desse filme, estava com as expectativas lá embaixo, mas me surpreendi bastante. É um filme muito gostoso que pode agradar muito se você estiver no espírito certo (o que foi o meu caso, felizmente). Não é genial, mas é aquele filme que não tem a pretensão de o ser, o que contribui para o clima do filme.

O filme é um musical, apenas com músicas dos Beatles, ou seja, se você não gosta de musicais, fique longe. Se você não gosta dos Beatles, fique mais longe ainda. (Aproveite que você está longe e vá até o psiquiatra mais próximo, que espécie de pessoa não gosta de Beatles?)

Gosto de pensar nesse filme como um conjunto de perfomances musicais em cima das músicas dos Beatles, tendo um roteiro para unir tudo dentro de um espaço comum. Por isso, não espere um roteiro mirabolante e super elaborado. Ele é o que ele deve ser: simples e bem feito. Conta a história de um jovem de Liverpool que vai para a América dos anos 60 e lá faz amigos, pega a mocinha (claro) e participa de todo o movimento paz e amor dessa época, com seus protestos contra a Guerra do Vietnã e sua característica contra cultural marcante (que hoje em dia já anda manjada, mas ainda é bacana).

A direção é o grande destaque, não conhecia o trabalho dessa mulher, Julie Taymor. Fazer musicais deve ser uma coisa complicada, mas ela fez seu trabalho com muita competência, dando o toque de psicodelicidade (?) que o filme precisava, sem perder o foco em momento nenhum. Os atores também são muito seguros e apresentam uma atuação sólida, destaque pro casal de protagonistas, que ficaram muito bem juntos.

A mina é um pitel aliás, Evan Rachel Wood =D

(Desnecessário dizer que a trilha sonora é excelente, não apenas por ser um musical, mas por ser um musical Beatle. De qualquer forma, vale dizer que os arranjos ficaram em sua maioria muito legais)

Ah, pros mais aficcionados, existem referências à carreira dos Beatles por todo o filme, desde os nomes dos personagens (hey Jude e Lucy in the sky with diamonds, por exemplo) até frases ditas durante algumas cenas (She came in from the bathroom window!). Há também personagens inspirados em ícones como Jimi Hendrix e Janis Joplin (faltou o Jim, imo ahuauh).

Enfim, gostei bastante do filme =)

Max's Father: Goddammit, Max! Get serious, for once! What are you going to DO with your life?
Max: Why is it always what will I do? "What will he do", "What will he do," "Oh, my god what will he do", Do, do, do, do, do. Why isn't the issue here who I am?
Uncle Teddy: Because, Maxwell, what you do defines who you are.
Max: No, Uncle Teddy. Who you ARE defines what you do. Right, Jude?
Jude: [awkward] ... Well, surely it's not what you do, but the, uh... the way that you do it.





(Em outra notícias, parabéns ao Fluminense pelo inédito vice campeonato continental!)

2 comentários:

suzie. disse...

Gostei desse diálogo final que vc postou. Sinto que devo ver o filme de novo, agora com humor normal, para ratificar minhas opiniões. :P

Mas fora isso, ainda prefiro o caçador de pipas hein HAHAH

e eu vi o jogo ontem!

Anônimo disse...

"A mina é um pitel aliás"

Quem diabos usa o termo pitel?!?