quarta-feira, 30 de julho de 2008

Chega!

Cansado de adiar indefinidamente a atualização do seu blog não apenas por estar sem assunto mas por estar com uma falta de inspiração e disposição que deixaria qualquer escritor falido com inveja?

Eu também!

Então chega, eis a solução para nossos problemas: comece a escrever! Não tem o que dizer? Não importa! Apenas escreva e acredite que tudo ficará bem, o céu voltará a ficar azul e sua cabeça se sentirá mais leve. Saca aquele papo de "enfrente seus problemas de frente"? Por aí.

Yeah! Go for it, man, jump off the high dive, stare down the barrel of gun, pee into the wind!


Esses últimos dias tem sido um tanto entediantes, minha paciência para filmes e música diminuiu consideravelmente e para piorar o meu time resolveu jogar mal, o que sempre deixa tudo mais triste. Devo dizer porém que tal nível de tédio me ajudou a despertar certos hábitos que permaneciam especialmente adormecidos esse ano, e eu estou me referindo obviamente ao agradável hábito da leitura.

Terminei finalmente o Jangada de Pedra, do sempre genial Saramago. Chega um ponto nas nossas vidas literárias que a gente passa a não dar mais tanta importância para a história em si e começa a se ligar mais no estilo. Algo como roteiro/direção, se você prefere cinema. Mas como eu ia dizendo, quando se trata de estilo, Saramago é incomparável pra mim. E, de qualquer forma, suas histórias, algumas vezes perturbadoras, outras surreais, mas sempre muito irônicas e questionadoras, não costumam decepcionar.

No caso desse livro, é a história fictícia, claro, de quando a Península Ibérica se separou do resto da Europa, por motivos quaisquer, e começou a navegar pelo Atlântico. Dentro desse contexto bizarro e surreal, Saramago conta a história de 5 pessoas (e um cão), cada um com sua característica também surreal, que passam a viajar pela juntos pela península. O livro também serve como exercício de imaginação, principalmente pra quem gosta de relações internacionais (como eu), pois as vezes a gente não percebe o quanto uma mudança geográfica pode influenciar toda a vida de uma população, economicamente, politicamente e culturalmente falando.

Um dos melhores livros dele que eu já li, e isso é muito.

Mas é claro que o meu despertar para a literatura não se resumiu a terminar esse livro do Saramago, seria pouco. Li também O Condenado, de outro escrito muito bacana, o Cornwell. E embora o estilo do Cornwell seja inconfundível também, esse livro é um bem diferente, não sendo medieval e não sendo permeado por batalhas épicas. É uma investigação policial no melhor estilo Agatha Christie.

Cornwell tem o dom de fazer personagens carismáticos e isso fica claro nesse livro, sendo o ponto alto dele. De qualquer forma, o livro é muito divertido, é daqueles que você lê em alguns dias e sente falta quando termina.

E também comecei a ler o Senhor dos Anéis, como eu disse que faria. Confesso que eu lembrava do livro sendo meio chato, mas to me supreendendo, mó legal! Não to largando ele pra nada. Mas o Tolkien era um cara meio exagerado, eu fico me perguntando o que uma pessoa que não tenha a menor noção sobre a história se sentiria lendo esse livro. Ele joga milhares de nomes de pessoas e lugares que a maioria deles nem eu que faço parte de um fórum sobre as obras dele conheço ou sei do que se trata. Acho que a idéia é deixar esses detalhes de lado, com o tempo você se acostuma com eles, anyway.


Mas para lhes ser totalmente sincero, embora ande sem paciência pra filmes, eu até que vi dois esses dias. Os Infiltrados e As Horas. O primeiro eu já tinha visto e gostado, o segundo eu vi pela primeira vez e achei meio chato. Mas é daqueles filmes que você tem que pensar e confesso que eu não estava no clima certo pra muitas indagações, o que volta com a idéia de que eu ando sem paciência pra filmes.

E em tempo, Vandinho? Sinto cheiro de um novo Souza ou (medo) um novo Dimba. Mas bem, só vendo hein. Espero queimar minha língua.

2 comentários:

Ceinwyn disse...

Po, eu queria não ter inspiração pra escrever e escrever assim. Quando estou desinspirada NADA sai. Tanto que fico dias e dias sem postar nada...
Do Saramago só li um conto, e há 9 anos. Gostei muito, estou me devendo ler os romances dele. Ficou a recomendação de mais um pra ler =)

Anônimo disse...

"Ele joga milhares de nomes de pessoas e lugares que a maioria deles nem eu que faço parte de um fórum sobre as obras dele conheço ou sei do que se trata."
é por isso que eu digo: três palminhas pra j.k.rowling. =)

e pô... as horas é muuuuito irado.