sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Oriente-se! (12) - Palácios e Universidades

Sexta, 30 de Janeiro, 15h30



Uh, ontem o dia foi tão cansativo que nem escrevi aqui de noite. Saí com meu irmão antes do almoço. Pegamos o metrô e voltamos até o principal palácio da cidade, o Gyeongbokgung. Já tínhamos ido lá, mas estava fechado e tal, hoje estava aberto, então entramos.

O palácio é enorme, em termos de espaço, não de área construída. As construções são meio estreitas, normalmente fazendo um retângulo, mas o espaço interior e exterior é muito grande, com uns jardins lindos. Os únicos prédios grandes realmente são aqueles que haviam cerimônias e o que hoje está o Folk Museum of Korea, que conta a história do povo e tudo mais. Visitamos esse também, que é muito bonito, mas não ficamos tanto tempo por lá.

A cerca de um quilômetro de lá tem o outro grande palácio da cidade, Changdeokgung, que foi construído quando o primeiro fora vítima de um grande incêndio. A princípio os coreanos não quiseram reconstruí-lo, então construíram esse outro. Fomos andando. Nesse palácio você só pode entrar se acompanhado de um guia e o guia em inglês só saía depois de uma hora, então aproveitamos pra comer um sanduíche ali perto.

Enfim, entramos. E descobrimos que esse segundo palácio consegue ser mais bonito que o primeiro. Principalmente pelo fato de ele ser meio espalhado pelo terreno (enorme também), sem um rigor geométrico. Tem muitas árvores e lagos e as contruções parecem todas estarem em harmonia com a natureza. Algo meio élfico. No coração do palácio tem o que era conhecido como o Jardim Secreto, que antigamente ninguém tinha a autorização de ver. Hoje em dia, felizmente, a maior parte (ele é imenso) está aberta ao público e o negócio é realmente deslumbrante. Faz até parte de uma lista da Unesco.

Depois de tanto andar por palácio, estávamos cansados e nos perguntávamos se deveríamos ir pra casa. Demos uma olhada no guia, vimos uns bares e outros e resolvemos continuar na rua.

Pegamos o metrô e fomos até a estação dee Hongik University, que haviam me dito que tinha muitos jovens e bla. Chegamos lá, e aparentemente descobrimos o point dos coreanos. Milhares de gente na rua, sendo que 80% devia ter menos de 30 anos. O lugar fica perto de uma das grandes universidades de Seul, o que explica isso. As ruas são muito animadas, cheias de luzes, com bares e boates pululando.

Novamente com fome, paramos em um lugar um pouco mais familiar: Burguer King! O BK daqui é a mesma coisa do Rio, com seus Whopers, double cheese e tal, então pude finalmente matar a saudade de junk food.

Estávamos tentando achar um lugar com música ao vivo, de preferência boa. Entramos em uma ou duas quebradas que estavam fechadas ou não pareciam ser muito agradáveis. Finalmente entramos em um bar subterrâneo que parecia meio trash mas promissor. O lugar era bem simpático, mas não tinha quase ninguém e nem sinal de música. O dono, porém, era um coreano muito gente fina que ficou um tempão conversando com a gente, perguntando de onde éramos e tudo mais. Acabou nos indicando uns bares com música ao vivo na região. Foi muito solicito até, imprimiu mapinhas, deu indicações, mó simpático.

Tomamos umas duas cervejas ali mesmo e fomos procurar um dos outros bares. Nos perdemos (claro) mas achamos uma praça que tinha uma bandinha tocando. A bandinha era muito animada, tocando coisas tipo Lynyrd Skynyrd e Guns. Ficamos um tempinho ouvindo lá e resolvemos retomar a busca.

Depois de muito rodar, finalmente achamos um bar legal, chamado Freebird. O que não foi legal é que era noite de british rock, que eu sinceramente não tenho muita paciência. Ouvimos umas 2 bandas tocar até que resolvemos ir embora pra poder pegar o metrô aberto, pois já eram quase meia noite.

Chegamos em casa depois de uma grande jornada. Dormi profundamente e hoje acordei tardíssimo. Resolvi tirar o dia de hoje pra descansar. Quando eu viajo eu sinto uma pressão pra tentar aproveitar o máximo e tal, mas quando a viagem vai durar um mês, a gente pode ter o luxo de tirar um dia pra descansar em Seul. De qualquer forma, hoje a noite vai ter um jantar de despedida de uma ministra aqui, então vai dar pra dar uma saída mais tarde.

Um comentário:

Anônimo disse...

British Rock,uhú! \o/