sábado, 3 de janeiro de 2009

Caesar III

Como qualquer jovem do final do séc XX/início do séc XXI eu sempre gostei bastante de jogos. Nunca fui um super viciado, porém, e também nunca fui nenhuma espécie de entendido no assunto, mas sempre tive videogame em casa (embora o último tenha sido o 64, mas eu culpo os preços mais do que a falta de vontade) e sempre estou com algum jogo no computador, que eu jogo com maior ou menor frequencia, dependendo do meu tempo (e do jogo).

Acontece que as férias é um perído ideal pra procurar novos jogos e essas tem sido especialmente produtivas nesse sentido (por que outro motivo você acha que esse blog estava tão morto?). E o jogo que prende minha atenção no momento não é nenhuma novidade, é bem antigo até (1998), mas não é tão conhecido por aí. Se chama Caesar III.


Você é daqueles (como eu) que gostava de Sim City mas ficava super frustrado porque nada parecia dar certo na sua cidade? E daqueles que adorava Age of Empires mas achava que o jogo poderia dar uma maior atenção pra parte econômica/cultural da cidade? Misture um pouco dos dois jogos e adicione um pouco de Império Romano e você terá Caesar III.



A idéia não é nem original nem muito complexa: você joga como um funcionário de Caesar, que tem a função de governar cidades e conseguir atingir os níveis desejados de população, paz, prosperidade, cultura e apreço. Então é a coisa clássica, disponibilizar água, botar casa, fazendas, mercados, teatros, coliseus, hospitais, etc.

A mágica do jogo, porém, está justamente no flerte que essa simplicidade consegue fazer com uma complexidade estratégica que consegue estressar os jogadores mais calmos. Pois embora a primeira vista tudo pareça simples, o jogo exige uma capacidade de estratégia enorme, pra fazer a comida das plantações chegarem no mercado, pra fazer a comida do mercado chegar nas casas, pra balancear perfeitamente a balança empregos disponíveis/população, de modo que não haja desemprego (que geram tumultos) nem falta de empregados (que deixa a sua cidade totalmente improdutiva), pra conseguir agradar os deuses e impedi-los de acabar com a sua cidade... pra conseguir fazer um monte de coisas das quais dependem a sua popularidade com Caesar.

Não espere super gráficos (está abaixo de Age of Empires por exemplo, fora que algumas coisas são totalmente fora de proporção - pessoas gigantes, alguém?) nem qualquer coisa fora do comum. Espere apenas um jogo divertido que vai conseguir prender a sua atenção por muito tempo e fazer você quebrar a cabeça pra conseguir fazer com que as malditas casinhas evoluam de cabanas para grandes vilas. Eu recomendo.

Um comentário:

Anônimo disse...

BOM PARABÉNS PELO BLOG, MAS QUERO SABER COMO FAÇO PARA TER O CAESAR 3 EM PORTUGUÊS, E COMO FAÇO PARA TER TODAS AS CONSTRUÇÕES EM UM ÚNICO MAPA.