sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Oriente-se! (7) - Frio!

Sexta-feira, 23 de Janeiro, 19h16 (8h no Brasil)


Engraçado que ontem quando eu cheguei no aeroporto eu dei uma saída do aeroporto com meu irmão pra ele fumar um cigarro e pra eu ver o clima. Achei muito frio, mas encarei tranquilo, pensando "ah, bem suportável". Pois eu descobri que ontem o tempo tinha dado uma aliviada e que o frio pesado deveria voltar hoje. O frio pesado voltou hoje.

Jesus Cristo, que frio! Sair sem luvas foi um verdadeiro suicídio e em 15 minutos eu não estava mais conseguindo sentir minha mão. Minhas orelhas então, foram pro espaço. O frio é tanto que seu corpo fica todo duro, a tal ponto que eu não conseguia falar direito pois meu maxilar não parecia estar mexendo muito bem. Primeira coisa que eu fiz foi comprar luvas e quero comprar um gorro e um cachecol, porque a parada aqui é realmente assustadora.

Felizmente a minha mala já foi encontrada e deve chegar aqui em casa a qualquer momento agora. Nela está o meu casacão com gorro, que vai ser muito bem vindo.

Hoje não fizemos nada especial, apenas andamos pela cidade. De manhã eu acordei, tomei café e fui aqui perto com meu irmão. Tem uma rua grande aqui chamada Itaewon, que pelo o que eu entendi é um dos lugares mais badalados da cidade, cheio de bares, puteros e tudo mais que você imaginar (tinha até um puteiro chamado "Peep a Hole", com a imagem de uma mulher e uma fechadura no logo, e embaixo tinha escrito "just a bar". Yeah right). Esse lugar fica cheio a noite e é um reduto de turistas, embora de dia eu tenha visto muito poucos.

Voltamos pra casa depois e fomos almoçar. A coisa aqui em casa é toda muito formal, as refeições meio que tem horários e tem toda um ritual na hora de comer e se servir e bla. Nada de coisa oriental não, é coisa de embaixadas e lugares chiques mesmo (pra quem não sabe, a tia do meu irmão é a embaixadora do Brasil na Coréia do Sul e a gente está ficando na casa dela). A comida aqui é muito esquisita, extremamente temperada e forte. A cozinheira é coreana, claro.

Depois do almoço fomos de ônibus até meio que o centro da cidade, aonde tem o maior mercado da Coréia, chamado Namdaemun. Tem de tudo lá e os preços são bons. No fundo parece uma Uruguaiana da vida, mas é muito mais organizada e limpa e as pessoas são muito mais educadas. A educação aliás é uma das marcas do povo coreano. Dizem que depois que o país foi devastado pelo Japão na Segunda Guerra Mundial, o governo começou a investir pesado em educação, e hoje podemos ver os frutos disso.

Demos umas voltas, aonde eu comprei minhas luvas. Depois sentamos em um bar subterrâneo (tem um mundo subterrâneo por aqui, tem até shopping) e tomamos uma cerveja. Tomei uma cerveja coreana chama Cass, gostosa até. Depois andamos um pouco mais pelo centro e pegamos o ônibus (lotado) de volta pra casa.

Aliviado pela presença de um aquecimento, sentei aqui no computador e estou esperando o jantar ser servido. Agora de noite talvez iremos dar uma volta em Itaewon, mas ainda não sei, o frio é grande.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lembei-me de quando peguei -5º C e realmente é impossível sem luva e gorro.
Mas não deixa de sair por causa do frio,não.Supere-o e vá descobrindo as coisas aí...menos essas paradas de puteiro que eu sou claramente contra!(e provavelmente a Rapha também)

Anônimo disse...

Depois de uma semana na Argentina eu já tava dispensando as luvas pra temperaturas acima de 0ºC, daqui a pouco você acostuma.