segunda-feira, 16 de junho de 2014

Que venham os protagonistas!

Será que essa será a Copa do Mundo dos protagonistas? Nas últimas duas copas a gente se acostumou a ver jogadores com um pouco menos de expressão se destacando (basta mencionar o Forlán em 2010, que, ok, era um jogador top, mas ninguém apostaria nele pra ser o craque da Copa). Nessa primeira rodada, porém, temos visto os grandes jogadores fazendo seu papel. Neymar jogou bem e enfiou dois gols no primeiro jogo, Van Persie e Robben destruiram a Espanha (essa sim, apagada) e também tem dois tentos cada um, Pirlo e Balotelli decidiram para a Itália, Benzema também saiu de campo após balançar as redes por duas vezes (na verdade três!) e até o Messi, que não fez um mísero gol em 2010, já fez o seu no território brasileiro. Amanhã é dia de ver se Cristiano Ronaldo e os diversos craques alemães mantem essa tendência.

O domingo foi de mais bons jogos, todos com 3 gols. Será que a Copa consegue ficar acima dos 3 gols de média? A história nos diz o quanto isso é difícil. Não temos uma Copa assim desde 1958, quando tivemos uma média de 3,6 por partida, e a gente sabe o quanto o futebol mudou desde então. A Copa com a pior média de gols foi em 1990, com apenas 2,21 gols por jogo. Em 1994 isso aumentou para um respeitável 2,71, mas desde então a média vem diminuindo constantemente de Copa em Copa, até chegarmos ao 2,26 de 2010 (se aproximando do recorde negativo). Talvez a Copa de 2014 não consiga fica acima dos 3 gols de média, mas é bom perceber que a chance de quebrarmos essa "decadência" é alta.


O destaque de hoje foi provavelmente o jogo da França, onde vimos um momento histórico onde pela primeira vez tivemos o uso efetivo da nova tecnologia que informa ao árbitro se a bola entrou ou não (como já temos em diversos esportes, em especial o tênis). O mais bacana de tudo é que NENHUMA das câmeras da televisão conseguiu flagrar com exatidão se a bola havia entrado de fato ou não, o que deixou bastante gente desconfiada. Mas a tecnologia não serve apenas para evitar erros, mas também para solucionar lances realmente duvidosos como esse. E, bem, só nos resta confiar né? O novo sistema foi testado diversas vezes e sua efetividade foi comprovada. Se não formos confiar nele, vamos confiar no que?

A França venceu por 3x0, mas não foi lá muito convicente. Jogou bem, dominou o jogo e não deu chance para a Zebra, mas foi muito ajudada por um pênalti bobo no primeiro tempo que causou uma expulsão (talvez injusta) do hondurenho Palacios. No segundo tempo o time francês nem precisou forçar muito e os dois outros gols saíram naturalmente. Foi um bom resultado, mas vai ser preciso mostrar mais.


O segundo gol devia ter sido dele também

O outro destaque do dia foi a estreia da seleção argentina, que venceu a Bósnia por 2x1. Vimos um time muito inconstante, que, assim como a França, vai ter que mostrar mais. Me pareceu claro que o time funcionou melhor após a entrada do Higuaín. O primeiro tempo da Bósnia foi até melhor que o argentino, mas os bósnios deram o azar de levar um gol contra bobo. No segundo a Argentina melhorou, Messi fez um golaço, e quando tudo parecia ganho e sob controle, a Bósnia fez um bonito gol. Rolou um certo nervosismo, mas não deu tempo de mais nada.

Finally

E ainda tivemos o divertido jogo entre Suiça e Equador, decidido no último minuto com um belo gol suiço, acabando com o meu bolão (tinha apostado no 1x1¬¬). Eu sempre penso na Suiça como aquele time retranqueiro com uma defesa super sólida e um ataque esporádico, mas esse time de 2014 está totalmente diferente. Rápido, com um ataque envolvente e uma zaga falha, o time está bem mais divertido de se assistir. Não sei se passam das oitavas, mas depois dessa vitória é quase certo que eles se classifiquem.


Me fudeu no bolão, filho da puta

P.S. A única coisa que está faltando nesse mundial são os golaços de fora da área. Acho que não teve nenhum até agora (ok, tiveram alguns, os do Brasil, um da Itália, o do Messi, mas falta aquele golaço no ângulo assim, que eu acho foda). E estão tentando bastante, com bons chutes, mas não tá rolando até agora. Trabalhem nisso, por favor.

Nenhum comentário: