terça-feira, 10 de junho de 2014

Os 5 Melhores Jogos de 2010!

Faltando três dias para a bola rolar, é hora de lembrar os melhores jogos da última copa!


5. Brasil 3x1 Costa do Marfim


Foi o segundo jogo do Brasil na Copa, depois do jogo horroroso contra a Coréia do Norte e antes do jogo horroroso contra Portugal. A expectativa era de um jogo duro, contra a física Costa do Marfim. E foi duro pra caralho mesmo, embora não tenha sido particularmente difícil. O Brasil venceu até com autoridade.

Apesar disso, e em parte por isso, foi um jogaço. Daqueles jogos que tem de tudo: golaços de jogadas individuais, golaços de jogadas em grupo, expulsões, jogadas violentas, discussões, agressões, gol de honra. Teve até o bom garoto Kaká sendo expulso por dar uma suposta cotovelada no marfinense, aonde já se viu isso?!

Foi provavelmente a melhor exibição do Brasil na Copa, com direito a um gol de placa do Luís Fabiano. Bateu na mão uma vez, duas vezes, que seja, eu não ligo, foi um golaço. O jogo também ficou marcado pela entrada criminosa no Elano, que acabou o tirando da Copa. E para quem não se lembra, o Elano era tipo quem estava jogando melhor no Brasil na época. Bizarro.



4. Estados Unidos 2x2 Eslovênia


Também o segundo jogo dos Estados Unidos, que acabaram ficando com o primeiro lugar do grupo no final da primeira fase. Segunda rodada foi animada, aparentemente. Certamente esse foi um dos jogos mais emocionantes da primeira fase. A Eslovênia saiu na frente com um golaço, e conseguiu fazer o segundo no final do primeiro tempo, num jogo que estava até bastante equilibrado.

No segundo tempo, pra quem esperava um jogo amarrado, os EUA vieram com tudo em busca da virada. Fizeram o primeiro logo no começo, com um golaço do Donovan. Eu acho esse gol engraçado pra caralho, o Donovan sai correndo com a bola e quase entra no gol com ela, ele chuta a tipo menos de 2 metros da linha e ninguém faz NADA pra parar ele ou diminuir o ângulo, lol.


O segundo gol só veio no final, numa bela trama ofensiva e uma bonita finalização do carequinha Bradley, que era o filho do técnico. Só por esse enredo o jogo já merecia entrar nessa lista, mas ainda faltava o capítulo final.

Faltando 5 minutos pro fim, o juiz marca uma falta inexistente a favor dos EUA. Na cobrança, bola na área, a bola entra, a improvável virada acontece. Ou teria acontecido, não tivesse o juiz marcado alguma infração no lance que até agora ninguém sabe o que foi. O gol foi anulado e o jogo acabou 2x2 mesmo.


3. Alemanha 4x1 Inglaterra


E o destino (ou a incompetência inglesa, melhor dizendo) colocou esses dois campeães mundiais frente a frente logo nas oitavas de final. Foi um dos jogos de maior expectativa da Copa, e com certeza o que mais atendeu a essas expectativas. Ficou marcado pelo gol não validado do Lampard, algo com uma revanche depois do gol da final de 1966 entre os mesmos times, onde a bola inglesa não entrou e o juiz deu o gol.

Eu sou daqueles que acham que futebol, antes de tudo, é uma forma de entretenimento. Sendo assim, a Alemanha não ganhou o título, verdade, mas foi o time mais agradável de se ver jogar durante toda a Copa. Tive dificuldade em qual goleada colocar nessa lista. Deixei a contra a Austrália de lado, porque bem, era contra a Austrália. A goleada de 4x0 contra a Argentina, porém, seria uma boa escolha, mas ainda achei o jogo contra a Inglaterra mais marcante. Talvez porque o jogo contra a Argentina tenha sido simplesmente um massacre, ao ponto que o contra a Inglaterra, apesar da goleada, foi um jogo aonde os dois times jogaram, e, se não fosse o erro grosseiro do juiz, a história poderia ter sido outra.

Não que a Alemanha não tenha merecido ganhar. Longe disso. Mereceu, jogou uma partidaça, mereceu inclusive a goleada.


2. Eslováquia 3x2 Itália


A Itália foi certamente um dos fracassos dessa Copa, ainda mais vindo do título mundial de 2006. Esse jogo marcou a eliminação a italiana, e pqp, que jogo foda. A Eslováquia jogou muita bola, fez dois gols e marcou muito bem o time da Itália.

O segundo tempo foi uma pressão enorme da Itália, que teve bola tirada em cima da linha, gol anulado, teve de tudo. Aí sai o primeiro gol, numa jogada linda, a esperança cresce, mas aí a zaga, que foi o forte em 2006, deixa sair um gol ridículo, de lateral, o terceiro dos eslovacos. Mais pressão, mais desespero, até o GOLAÇO do Quagriarella. No final ainda teve um gol perdido pelo Pepe.

A todo momento a gente esperava um milagre desse time italiano, mas dessa vez não saiu, muito por causa da defesa. Mas foi um jogaço.


1. Uruguai 1x1 Gana


Escolha óbvia, mas não tem como não ser esse. Como a mocinha do SporTv fala no começo do vídeo, esse jogo é daqueles que parece ficção. Parece filme de Hollywood, daqueles que você vê e pensa 'ah, isso nunca aconteceria'.

Quartas de final, Uruguai x Gana. Jogo duro, muitas chances pros dois lados. Muntari faz um gol lá de longe, numa falha do Muslera. No segundo tempo, Forlán faz um golaço de falta. 1x1. Prorrogação. Tensão. Até que no último lance acontece um bate rebate bizarro na área uruguaio, o jogador ganense cabeceia com o gol aberto, a bola vai entrando, nada pode pará-la... nada exceto a mão do Suárez.

Expulso, é das cenas mais emocionantes ver a reação dele, antes de entrar pro vestiário, vendo que o Gyan batia o pênalti para fora e o jogo acabaria mesmo empatado. Ele foi criticado por muita gente, dizendo que não houve fair play. Mas é uma grande bobagem. As regras estão aí pra isso. O jogador pode botar a mão na bola se quiser, desde que ache que valha a pena arcar com as consequências. No caso, valia (e valeu).

Nos pênaltis, brilhou o Muslera, que defendeu dois pênaltis e se redimiu da falha no primeiro gol.



PS: Eu havia escrito a maior parte desse post um mês depois da Copa de 2010, sob o título "Passado 1 mês da Copa, vamos relembrar os melhores jogos?". Por algum motivo eu acabei desanimando e esqueci totalmente do assunto. Me sinto bem em finalmente tirar isso da minha vida!

Nenhum comentário: