quinta-feira, 19 de junho de 2014

Os gols mais bonitos da primeira rodada!

Com jogo todo dia e rodada em cima de rodada é difícil parar para fazer uma análise do que já aconteceu até agora. Mas, acho que vale um breve Top 5 dos gols mais bonitos da Copa na primeira rodada (o que, naturalmente, exclui a PINTURA do Cahill hoje - esse fica pra semana que vem).

Sem mais delongas então:


5. Marchisio (Itália)


Ao escrever o nome eu quase escrevi Pirlo ao invés de Marchisio, porque embora a finalização seja precisa, o que faz esse gol especial é o porta-luz do craque italiano. Esse gol tem tudo: jogada coletiva, inteligência, força e precisão.


4. Messi (Argentina)


Embora tenha feito uma partida fraca, o craque argentino fez um golaço. Foi um clássico gol de Messi, arrancada, tabela rápida, driblou dois adversários fingindo que ia chutar e quando chutou, o fez com enorme precisão, sem violência, apenas colocando a bola no canto, pra ela ainda bater na trave antes de entrar. São lances como esse que fez ele ser o melhor do mundo por tanto tempo.
 

3. Honda


Eu achei esse gol lindo. A velocidade do Honda e a habilidade ao dominar com a perna direita já preparando para o chute de perna esquerda é fantástico. E o chute foi lindo, no ângulo, potente, totalmente indefensável. Foda.

2. Robben (Holanda)


Embora o primeiro também tenha sido muito bonito, eu escolhi o segundo. O arranque dele e a velocidade que ele chega para passar o Sergio Ramos (que não é nenhuma tartaruga) e chegar na bola primeiro é algo impressionante (alguém organize uma corrida entre ele e o Bale, por favor). E ainda chega inteiro, humilha o Casillas e finaliza com força. Esse gol também é marcante porque o Robben foi muito criticado em 2010, quando perdeu um gol cara a cara com o Casillas na final da Copa, gol esse que podia ter mudados os rumos da partida. Duvido que ele trocasse aquele por esse, mas não deixa de ser uma volta por cima bacana, ainda mais deixando o goleiro espanhol de quatro, como mostra a fortuita foto acima.


1. Van Persie (Holanda)


Escolha óbvia talvez, mas eu acho improvável que tenha um gol mais fantástico que esse em toda a Copa. Eu sou tão apaixonado por ele que eu vou falar sobre ele em pontos:

- O lance é plasticamente muito bonito. O lançamento longo e a cabeçada de primeira é algo lindo de se ver.
- É tecnicamente brilhante. O lançamento é de uma precisão assustadora, e a cabeçada era extremamente difícil de se realizar, lembrando que foi de antes da marca do pênalti e necessitava da força precisa para encobrir o Casillas sem sair pela linha de fundo.
- Mostra toda a capacidade de improviso do atacante holandês. Muita gente criticou o Casillas, dizendo que ele ficou no meio do caminho e foi facilmente encoberto, mas a verdade é que ele fez o certo. Em um lançamento na área o goleiro tem que sair pra fechar o ângulo do atacante, que 99% das vezes tenta o domínio e o chute. O Van Persie percebe isso, vê que o Casillas vem saindo na direção dele e resolve, em uma fração de segundo, tentar o lance mais difícil, encobrindo o goleiro, que não teve culpa alguma no lance.
- É um lance icônico, que vai ficar marcado na história das Copas. Não por coincidência já criaram o verbo "persieng", no qual a pessoa deita de cara pro chão, exatamente como o atacante caiu após sua cabeçada mágica.
- Poder chamar o lance de "The Flying Dutch".



Menções Honrosas:

Mertens (Bélgica): O contra ataque puxado pelo Hazard foi preciso e deixou o Mertens na cara do gol. A finalização foi linda e não deu chances pro goleiro argelino.
André Ayew (Gana): A tabela com o passe de calcanhar do Gyan foi fantástica e o chute do André foi bonito.
Dempsey (EUA): Além de ter sido um dos gols mais rápidos da história das copas, foi um golaço. Um domínio bonito e um drible seco, seguidos de um chute preciso no canto.
Sturridge (Inglaterra): O lance foi todo bonito, o lançamento pro Rooney, o cruzamento na medida e a conclusão perfeita. Lembrou muito o gol do Romário contra a Holanda em 1994.
Seferovic (Suiça): Além do elemento dramático de ter sido o gol da vitória feito no último minuto, foi um lance foda do Behrami, que fez o desarme ainda na área de defesa, fez a transição sozinho, foi derrubado no meio de campo, caiu, levantou-se e continuou com a bola, abriu na esquerda pro Fernandes que progrediu e cruzou pro gol. Belo lance.

Nenhum comentário: