terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Minha Resolução para esse Blog em 2014

Nessas últimas semanas eu flertei algumas vezes com a idéia de fazer um post com uma breve respectiva de 2013 e com algumas famigeradas resoluções para 2014. Por algum motivo, não o fiz - provavelmente o mesmo motivo que deixa esse blog em estado vegetativo por tanto tempo, ou seja, a procrastinação interminável.

Mas estou lutando contra isso, e embora tenha perdido totalmente o timing e o saco de fazer esse post, me veio uma idéia de uma resolução para o ano de 2014 que talvez seja interessante, ao mesmo tempo em que ajuda a manter esse blog vivo. É a seguinte:

"Em 2014, farei um breve comentário no blog sobre cada filme que eu ver no cinema."

Não uma crítica, veja bem, não espero tanto de mim mesmo. Mas um breve comentário, um parecer pessoal positivo ou negativo, algumas impressões aleatórias... sei que mesmo isso é um desafio enorme, mas se a resolução não for desafiadora, que graça tem?

(Já vejo isso dando totalmente errado e o blog totalmente morto novamente daqui a duas semanas, mas por enquanto vamos fingir que isso não vai acontecer :D)

Feito essa breve introdução, vamos ao primeiro filme visto nos cinemas em 2014!


E o meu ano cinematográfico começou com o pé direito (ou esquerdo, se você for canhoto, não tenho problemas com isso)! Frozen - Uma Aventura Congelante vem sendo considerado um novo clássico dos estúdios Disney e eu não poderia concordar mais (é tão bom quando um filme corresponde às expectativas!).

A animação é belíssima, é impossível não ficar maravilhado com os cenários criados, as expressões dos personagens e o jogo de cores. Mas Frozen não brilha só nos aspectos técnicos - a história (baseada em uma fábula de Hans Christian Andersen) é muito bacana e cativante. Os personagens principais são muito bem desenvolvidos (é impossível não se apaixonar pela Anna) e os secundários fazem você morrer de rir (sim, não tem como não mencionar o Boneco-de-neve-cujo-sonho-é-conhecer-o-calor, Olaf).

Mas o grande mérito do filme é fugir dos clichês dos contos de fadas, clichês estes criados principalmente pela própria Disney no passado. Assim, em um tempo onde o feminismo começa a ganhar mais força, é ótimo ver um filme que dialogue com isso ao estabelecer que existem amores tão ou mais valiosos do que o amor romântico entre um homem e uma mulher. Da mesma forma, temos uma personagem principal forte e valente, que, ainda que precise da ajuda de um homem, parece ter as rédeas da situação em quase todos os momentos.

Meu último problema com o filme foi que a motivação para a história toda poderia ter sido resolvida com um pouco de diálogo. Mas acredito que essa é justamente a moral da história, lembrando que se trata de uma fábula, então está perdoado. Ah sim, e a dublagem. Não que tenha sido ruim (não foi, e o Olaf do Fábio Porchat é particularmente hilário), mas as músicas naturalmente perdem muito da força ao serem traduzidas. Minha outra resolução para 2014 é ver esse filme legendado (só em dvd, porém, não saiu legendado em nenhuma sala no Rio)!

Por enquanto é isso então. Vou adicionando os filmes em forma de lista:

1. Frozen - Uma Aventura Congelante (Frozen) - 9,5

 

Nenhum comentário: