segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Chatices Paranormais

Embora reconheça que existam títulos fantásticos aqui e ali, eu não sou o maior dos fãs de filmes de terror. Frequentemente, porém, sou arrastado para vê-los no cinema. Não que me incomode, muitos são até engraçados de tão ruins, e volta e meia sou surpreendido com alguma coisa legal (o ótimo Insidious é um bom exemplo, tanto a primeira parte quanto a segunda).

Ainda assim, na maior parte das vezes o filme é simplesmente ruim e feito nas coxas. Esse ano eu já vi dois, um pior do que o outro. Ainda mais agora que as produtoras descobriram que fazer filmes no estilo "found footage" sai MUITO mais barato e, normalmente, tem um retorno financeiro idêntico a se fosse filmado de maneira tradicional.

Para não gastar muito tempo falando dessas coisas então, breves palavras sobre cada um dos dois:

Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal:

Embora eu tenha achado uma merda na primeira vez que eu vi, eu realmente gosto do primeiro Atividade Paranormal hoje em dia. Na verdade nem tanto do filme em si, mas da idéia por trás do filme e de algumas cenas específicas que são verdadeiramente aterrorizantes - e de uma maneira psicológica, não de susto.

Desde então a idéia já vem se perdendo totalmente, e cada novo filme se parece uma sombra pálida do primeiro. Esse Marcados Pelo Mal, quinto ou sexto da franquia (eu sinceramente perdi a conta), leva a franquia ao seu ponto baixo: história pouco interessante, sustos forçados e poucas cenas que valham a pena. E principalmente, não faz o menor sentido a história ser no estilo "found footage"! A justificativa de "ganhamos uma câmera animal e gostamos de ficar filmando nosso dia a dia" já é fraca por si só, mas fica LONGE de conseguir justificar porque diabos eles não largam a câmera nos momentos mais tensos. Chega ao ponto de termos gângsteres tendo suas ações criminosas filmadas sem achar nada de errado com isso! "Ah, vou invadir essa casa aqui, mas pode filmar, sem problemas!".

Sim, isso me irritou muito.

De resto, não há muito o que dizer. O filme tem umas duas cenas legais, mas que não valem o sacrifício de assisti-lo inteiro. 


O Herdeiro do Diabo:


Esse filme podia muito bem entrar no bololô e se chamar Atividade Paranormal: O Herdeiro do Diabo. Pois novamente, é mais do mesmo, embora aqui não estejamos falando de demônios mas sim do anticristo. Mas lá está ela: a maldita câmera de mão filmada pelos personagens.

O filme, na verdade, tinha até algum potencial se não houvesse sido filmado nesse estilo (e se algumas idéias tivesse sido melhor exploradas). Mas novamente, não existe nenhum motivo para os personagens manterem a maldita câmera ligada, e a câmera estando sempre com os personagens limita muito o impacto que algumas cenas causam. Grande parte das cenas de emoção (digamos assim) são totalmente escuras e caóticas, como se deixar tudo tremendo e com sons de gritaria fosse suficiente para tornar o filme assustador (dica: não é).

Ele tenta ser uma mistura de O Bebê de Rosemary e Atividade Paranormal, mas é uma pena que ele pegue as piores partes dos dois filmes.


Direto pro final da lista então /o/


1. Frozen - Uma Aventura Congelante (Frozen) - Chris Buck, Jennifer Lee - 9,5
2. Ender's Game - O Jogo do Exterminador (Ender's Game) - Gavin Hood - 6,5
3. Confissões de Adolescente - Chris D'Amato, Daniel Filho - 6,0
4. O Herdeiro do Diabo (Devil's Due) - 2,5
5. Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal (Paranormal Activity: The Marked Ones) - 2,0

Nenhum comentário: