quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Confissões de Adolescente

O meu ano cinematográfico está bem diversificado. Depois de uma animação da Disney e um sci-fi-que-não-é-sci-fi, vi uma comédia adolescente nacional.

Confissões de Adolescente

Eu ousei usar os termos "comédia" e "nacional" na mesma frase, mas felizmente esse filme está longe do estereótipo que temos em nosso cinema. Na verdade nem é uma coméédia, embora tenha seus momentos de risadas e seus arcos puramente humorísticos (em especial o que parodia Crepúsculo - embora bobas, estão entre as cenas mais divertidas do filme). 

O filme acompanha as desventuras de 4 irmãs adolescentes no Rio de Janeiro. Não existe uma grande trama por trás de tudo, exceto talvez a questão financeira que começa a afligir a família, mas mesmo isso é pouco explorado pelo roteiro, servindo apenas como um gatilho para as discussões entre o pai viúvo e as 4 filhas mimadas. De resto, o roteiro se prende a analisar as relações amorosas e de amizades de cada uma das irmãs.

Não que haja um problema nisso, alguns arcos são bonitinhos, outros interessantes (outros nem um nem outro). Uma coisa que me incomodou um pouco, porém, foi como o filme tenta, a todo momento, fazer os jovens se identificar com as situações, seja com o uso de expressões, seja ao exibir situações clássicas ou de diversas outras formas, mas acontece que em poucos momentos isso é feito de maneira natural e genuína. Isso também é resultado de se trabalhar com um número tão grande de jovens atores: poucos são os que se salvam e os diálogos entre eles acabam ajudando esse sentimento de forçação de barra. O filme peca também por, aqui e ali, se deixar cair em velhos clichês de filmes do gênero, como a loira que só liga pra popularidade a qualquer custo. Vá lá que tem muita gente escrota na escola, mas é tipo os adolescentes de Carrie: tem coisas que simplesmente não existem.

De certa maneira, o filme me lembrou outro filme nacional sobre a adolescência, As Melhores Coisas do Mundo. Quem viu os dois consegue perceber bem o que eu estou falando. No Melhores Coisas as situações soam totalmente naturais e os atores estão tão imersos na história que tudo parece estar realmente acontecendo, não parecendo estar deslocadas da realidade como em Confissões de Adolescente.

Ainda assim, tem situações que são muito bem exploradas e divertidas, e o filme não parece ter medo de falar sobre temas delicados, como o aborto. Mesmo com as falhas, eu gostei bastante do filme.

Dica: os créditos finais são excelentes

1. Frozen - Uma Aventura Congelante (Frozen) - Chris Buck, Jennifer Lee - 9,5
2. Ender's Game - O Jogo do Exterminador (Ender's Game) - Gavin Hood - 6,5
3. Confissões de Adolescente - Chris D'Amato, Daniel Filho - 6,0

1. Frozen - Uma Aventura Congelante (Frozen) - Chris Buck, Jennifer Lee - 9,5
2. Ender's Game - O Jogo do Exterminador (Ender's Game) - Gavin Hood - 6,5 - See more at: http://liamdevlin.blogspot.com.br/2014/01/enders-game-prefiro-ler-o-livro.html#sthash.TG5vQtI5.dpuf

Nenhum comentário: