quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Ender's Game - Prefiro Ler o Livro

Eu tinha consciência que manter a minha resolução seria difícil. Mas não sabia que eu seria brindado logo de cara com uma avalanche de filmes vistos no cinema somados com várias viagens consecutivas (o que significa pouco tempo para escrever).

Resultado: já estou com 5 filmes na fila para serem comentados aqui no blog.

Como hoje é meu último dia de férias e meu tempo para escrever deve diminuir cada vez mais, preciso me livrar dessa fila logo. Sem mais delongas então, o primeiro:

Ender's Game - O Jogo do Exterminador

Indiana Solo em mais uma atuação no piloto automático
Como um fã de ficção científica eu já possuía uma pré disposição para gostar desse filme. E eu realmente gostei, mas não por causa disso. Acontece que, deep down, não é exatamente um filme de ficção científica. O filme é todo disfarçado de sci-fi, mas o seu core está bem longe disso. Trata-se apenas de um filme que conta a história de um garoto inteligentíssimo em um futuro distante que é treinado pra ser o líder de um exército. O fato de boa parte desse treinamento ser feito no espaço e de que esse exército estará lidando com formigas espaciais são meros detalhes para a história.

Então o que realmente é fascinante na história é observar como esse garoto vai sendo testado, e como ele vai desenvolvendo estratégias diferentes frente à desafios diferentes, em especial os desafios que são criados por ele ser apenas uma criança e ninguém querer se submeter à autoridade dele. É interessante notar como o personagem não tem nenhuma pré disposição para a liderança, mas a sua inteligência e suas estratégias são tão firmes e certeiras que ele acaba por conseguir impôr sua autoridade de uma maneira ou de outra.

O filme também traz algumas discussões muito interessante, até com um toque de crítica a uma certa potência ocidental, sobre a moralidade de se usar o ataque como mecanismo supremo de defesa. Ao estabelecer um paralelo dessa estratégia nas relações internacionais com o momento onde, ao se defender de um ataque de um bully, o garoto não apenas se defende mas ataca e machuca o adversário (segundo ele próprio "para evitar futuros ataques"), o filme faz um estudo psicológico trabalhado por muitos teóricos das RIs, ou seja, a transposição da psicologia individual para as relações entre os Estados.

Mas o filme está (bem) longe de ser perfeito. Na verdade, todos esses pontos legais que eu citei acima são porcamente desenvolvidos. O filme todo é muito corrido e tudo acontece muito depressa. Nesse sentido, o filme funciona muito mais como um trailer para o livro (sim, há um livro) do que como um filme em si. Meu pensamento em boa parte do filme era "puxa, isso parece legal, aposto que no livro deve ser bem mais desenvolvido e foda".

No mais, o filme traz algumas situações totalmente irreais que incomodam um pouco (tipo, duh, botarem as forças armadas da Terra nas mãos de uma criança). Novamente, eu acredito que no livro essas situações devem ser explicadas de uma maneira mais convincente, mas no filme tem muita coisa que fica solta.

Mas é um filme que diverte e faz você pensar em algumas coisas, o que já é mais do que a grande maioria de filmes por aí.

1. Frozen - Uma Aventura Congelante (Frozen) - Chris Buck, Jennifer Lee - 9,5
2. Ender's Game - O Jogo do Exterminador (Ender's Game) - Gavin Hood - 6,5
1. Frozen - Uma Aventura Congelante (Frozen) - 9,5
1. Frozen - Uma Aventura Congelante (Frozen) - 9,5


Nenhum comentário: