terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Mania de Ninfos

Eu não sou um grande conhecedor dos trabalhos do Lars Von Trier. Só havia visto Dogville, que eu achei fantástico (mas isso faz aaanos e eu era bem mais prepotente pra filmes do que sou hoje - e eu ainda sou mais do que gostaria). Mas mesmo assim sempre tive curiosidade de assistir aos filmes dele. Todo mundo fala que eles são super chocantes e polêmicos - e quem não gosta de uma boa polêmica?

Fui ver esse Ninfomaníaca com essa expectativa (acentuada, claro, por toda a propaganda feita para o filme). E qual não foi a minha surpresa ao verificar que sim, é um tema um pouco delicado e sim, tem muitas cenas de sexo explícito, mas, ao contrário do que se poderia imaginar, o filme não é nem um pouco chocante.


Não fossem as constantes cenas de nudez e de sexo, poderiamos estar vendo um filme "normal" sobre um tema interessante, dirigido com maestria por um simples diretor dinamarquês. Mas as tais cenas não ficam deslocadas no filme - elas ajudam o espectador a se sentir dentro do filme, sentindo todos os sentimentos dos protagonistas. Além disso, o diretor, durante todo o filme, usa diversos artifícios como gráficos, somas, imagens explicativas, dando um tom de, digamos, sala de aula. Assim, as cenas que poderiam ser consideradas chocantes perdem um pouco do seu impacto e soando como... bem, como algo que você poderia ver em um livro de ciências.


O filme conta a história da uma mulher viciada em sexo (duh) que é acolhida por um senhor e, a partir daí, passa a contar a história de sua vida para ele. A estrutura do filme é muito interessante: ele é todo dividido em capítulos, e cada capítulo se desenvolve a partir de uma conversa aleatória entre os dois (por exemplo, o primeiro é desenvolvido a partir de uma conversa sobre pescaria, estabelecendo assim um paralelo entre o hobbie do senhor com o hobbie de "pescar homens" da mulher).



Existem capítulos mais ou menos interessantes, alguns surpreendentemente engraçados (como o que conta com a participação da Uma Thurman) e alguns não tão bons. Mas em geral o filme é um ótimo estudo sobre o tema e consegue entreter ao mesmo tempo que te faz pensar.


1. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street) - Martin Scorsese - 10,0
2. Frozen - Uma Aventura Congelante (Frozen) - Chris Buck, Jennifer Lee - 9,5
3. Ninfomaníaca (Nymphomaniac) - Lars Von Trier - 8,5
4. Ender's Game - O Jogo do Exterminador (Ender's Game) - Gavin Hood - 6,5
5. Confissões de Adolescente - Chris D'Amato, Daniel Filho - 6,0
6. O Herdeiro do Diabo (Devil's Due) - Matt Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett - 2,5
7. Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal (Paranormal Activity: The Marked Ones) - Christopher Landon - 2,0

Nenhum comentário: