sexta-feira, 4 de abril de 2014

RoboCop Alemão

Agora que vocês já sabem tudo sobre o meu método de avaliação eu posso continuar com as minhas resenhas cretinas. 

Mas dessa vez não haverão resenhas, pois eu pouco tenho a falar sobre esses dois filmes. Mas, como eu fiz esse pacto comigo mesmo de que ia falar sobre cada filme visto no cinema em 2014, preciso tirar isso do meu sistema. Breves comentários então:

Robocop foi um filme estranho pra mim. Se me perguntarem se eu gostei eu vou dizer que sim. Mas... não sei. O filme mexeu tão pouco comigo que logo depois de sair do cinema eu já não lembrava de quase nada que tinha assistido. Naturalmente que qualquer comentário deveria fazer uma breve comparação com o clássico de 1987, mas eu estarei mentindo se disser que lembro de alguma coisa do original.

Djisus, qual o meu problema com minha memória e filmes de policiais robôs?

O filme também chama a nossa atenção por ter sido o primeiro longa dirigido pelo Padilha em Hollywood. E eu gostei bastante da direção dele, melhor do que muito diretor gringo, embora seja curioso que o diretor de filmes tão memoráveis (não entrando no mérito de qualidade - embora eu adore-os) como os dois Tropas de Elite tenha feito um filme bom mas totalmente esquecível.

But then again, talvez isso tenha sido um problema só meu.

Enfim, o filme traz umas discussões bem interessantes sobre corrupção policial (algo que o Padilha já tem bastante experiência filmando) - ainda que de uma maneira bem mais Hollywoodiana que nos Tropas de Elite.

Pronto, parei de fingir que tenho algo mais a dizer sobre o filme.


Alemão, por outro lado, não é um filme esquecível, mas eu digo isso como uma nota de pesar, pois antes fosse. Contando uma história que poderia ter sido bem interessante, o filme narra os momentos antes da invasão do Morro do Alemão em 2010 pelas forças policiais do Rio de Janeiro, pra expulsar os traficantes e instalar as UPPs.

Talvez meu problema com o filme tenha sido esse, pois eu estava ansioso por ver um filme sobre a invasão, sobre como ela foi feita, como ela foi executada, os riscos, as motivações, etc. O filme passa bem longe disso. Trata-se, na verdade, de um estudo de personagens, focando totalmente na história de 5 policiais infiltrados que tem sua identidade descoberta e tentam sobreviver dentro da favela até a invasão. Assim, o filme se passa quase que inteiro dentro de um único ambiente - o esconderijo deles - e tem como seu grande destaque a relação entre eles nesse momento de desespero.

O que poderia até ter sido interessante, não fossem a direção e o roteiro tão falhos. Assim, os personagens soam totalmente exagerados e não genuínos. Ainda temos umas atuações bem bostas, como a do Cauã Raymond e do Antônio Fagundes e umas tramas paralelas totalmente escrotas e desnecessárias, como a do Fagundes com o filho, Caio Blat.

Enfim, estou sendo bem ranzinza, mas achei o filme beeeem chato :D

Então fico por aqui.

1. Nebraska (Nebraska) - Alexander Payne - 96 2. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street) - Martin Scorsese - 95  
3. Frozen - Uma Aventura Congelante (Frozen) - Chris Buck, Jennifer Lee - 89
4. Uma Aventura Lego (The Lego Movie) - Phil Lord, Christopher Miller - 89

5. Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club) - Jean-Marc Valée - 82
6. Trapaça (American Hustle) - David O. Russell - 78
7. Philomena (Philomena) - Stephen Frears - 75
8. Ninfomaníaca (Nymphomaniac) - Lars Von Trier - 74

9. RoboCop (RoboCop) - José Padilha - 65
10. Ender's Game - O Jogo do Exterminador (Ender's Game) - Gavin Hood - 64
11. Confissões de Adolescente - Chris D'Amato, Daniel Filho - 62 
12. Jack Ryan: Operação Sombra (Jack Ryan: Shadow Recruit) - Kenneth Branagh - 62

13. Alemão - José Eduardo Belmonte - 35
14. Caçadores de Obras-Primas (Monuments Men) - George Clooney - 34
15. Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal (Paranormal Activity: The Marked Ones) - Christopher Landon - 25
 
16. O Herdeiro do Diabo (Devil's Due) - Matt Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett - 22

Nenhum comentário: