terça-feira, 29 de abril de 2014

Filmes, Filmes e mais Filmes \o/ - parte 1

Aeee, vamos zerar a lista atual de filmes que eu vi no cinema? Vamos!


Noé

Desde que foi anunciado que o Darren Aronofsky ia dirigir um filme baseado na lenda (ou história, fábula, sei lá) de Noé eu fiquei em um misto de expectativa e receio. Afinal, ele é o diretor de dois dos meus filmes preferidos: Cisne Negro e Requiém para um Sonho, além de ter dirigido também O Lutador, que é bem foda. O único filme dele que eu vi e não gostei foi Fonte da Vida. Ainda assim, um filme sobre um cara que recebe um chamado de deus e decide construir uma arca para salvar todas as espécies de animais de um dilúvio me parecia um desafio enorme.



E o resultado, pra mim, ficou bem nesse limiar de expectativa e receio, se é que isso faz algum sentido. Pra mim é um fato que ele fez um bom trabalho, mas ao mesmo tempo alguma coisa me deixou com um pé atrás no filme. As vezes eu desconfio que foi a fotografia. O filme tem todo um clima meio monótono que saiu meio errado na minha opinião.

Mas eu tenho uma dificuldade de analisar direito esse filme, porque eu não conheço a história original. Assim, o filme parece uma grande história de fantasia, e como fantasia ele meio que funciona. Mas é meio difícil deixar de lado todo o lado religioso da coisa.

Enfim, eu não tenho uma opinião muito bem formada sobre esse filme, mas de qualquer maneira foi legal ver o Russel Crowe voltando a atuar razoavelmente bem!




Entre Nós

Fui ver esse filme sem nem saber direito do que se tratava, mas sabendo que algumas pessoas tinham falado bem. E que surpresa agradável! Entrou rapidamente para o meu Top-5 filmes nacionais, que eu acabei de fazer e engloba os dois Tropa de Elite, Cidade de Deus e As Melhores Coisas do Mundo.



O filme conta a história de um grupo de amigos nos anos 90, jovens e cheios de sonhos, que, depois de uma tragédia, se reencontram mais de uma década depois, no mesmo lugar (uma linda casa nas montanhas - o filme inteiro é filmado nessa localidade).

O que leva a história pra frente é a trama do personagem do Caio Blat, que nesse meio tempo se torna um escritor de sucesso mas que parece carregar consigo um segredo obscuro e doloroso (isso é bem retratado na mudança do figurino do personagem, que na primeira parte do filme se veste com cores claras e alegres, enquanto no segundo domina primordialmente o negro). Embora seja fascinante ver um roteiro como esse aqui no Brasil, não é exagero dizer que essa trama principal é coadjuvante (ha!) no filme.


O que realmente torna esse filme especial são os personagens, e as relações entre eles. Todos eles são muito bem construídos, todos possuem personalidades próprias. Em momento nenhum do filme você fica "pera, quem é esse mesmo?". Você entende todos eles, todos eles fazem sentido. São personagens tangíveis, é não é difícil se identificar com um ou outro, ou ver neles seus próprios amigos.

O roteiro ainda nos brinda com várias reflexões sobre a vida, sobre o que a juventude e sobre o que significa amadurecer. Talvez soe bastante amargo para muita gente, mas duvido que seja à toa. 

E a fotografia é linda!



1. Nebraska (Nebraska) - Alexander Payne - 96   
2. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street) - Martin Scorsese - 95  
3. Frozen - Uma Aventura Congelante (Frozen) - Chris Buck, Jennifer Lee - 89
4. Uma Aventura Lego (The Lego Movie) - Phil Lord, Christopher Miller - 89

5. Entre Nós - Paulo Morelli - 88  
6. Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club) - Jean-Marc Valée - 82
7. Trapaça (American Hustle) - David O. Russell - 78

8. Noé (Noah) - Darren Aronofsky - 78
9. Philomena (Philomena) - Stephen Frears - 75
10. Ninfomaníaca (Nymphomaniac) - Lars Von Trier - 74
 
11. Rio 2 (Rio 2) - Carlos Saldanha - 73
12. RoboCop (RoboCop) - José Padilha - 65
13. Ender's Game - O Jogo do Exterminador (Ender's Game) - Gavin Hood - 64
14. Confissões de Adolescente - Chris D'Amato, Daniel Filho - 62 
15. Jack Ryan: Operação Sombra (Jack Ryan: Shadow Recruit) - Kenneth Branagh - 62
 
16. Alemão - José Eduardo Belmonte - 35
17. Caçadores de Obras-Primas (Monuments Men) - George Clooney - 34
18. Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal (Paranormal Activity: The Marked Ones) - Christopher Landon - 25  
 
19. O Herdeiro do Diabo (Devil's Due) - Matt Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett - 22

Nenhum comentário: