quarta-feira, 16 de abril de 2014

Pontos para Rio

Eu gostei da idéia de falar das coisas em tópicos, talvez eu faça disso uma thing aqui no blog. Vamos começar com Rio 2? Vamos.



O que funciona?

  • Os personagens. Ainda que alguns não sejam tão explorados quanto podiam/deveriam, eu acho a maioria deles bem divertidos e únicos. O psicótico Blu-Eisenberg é hilário, e eu gostei muito do trio Nigel - Rã apaixonada - Tamanduá bobalhão.
  • Gosto da maneira que o Rio (o Brasil, na verdade) é retratado. Já tivemos diversos exemplos de filmes que soam totalmente absurdos ao tentarem explorar a geografia brasileira (coisas como termos a floresta amazônica no Rio de Janeiro). Claro que isso é ajudado pelo fato de o diretor ser brasileiro, mas é legal ver como a viagem para o Amazonas passa por várias cidades, mostrando rapidamente um pouco de cada uma. É legal ver o Brasil sendo mais respeitado em Hollywood.
  • O filme passa uma mensagem ambiental extremamente relevante. Não, não é uma mensagem original e não, não é passada de maneira sutil, muito menos poética, mas é relevante de qualquer forma, e funciona bem no contexto do filme.


O que não funciona?

  • Em especial o roteiro. Não que a história não seja boa, ela é ok. Mas o roteiro começa a abrir muitas frentes e no final acaba encontrando muitas dificuldades para dar um final satisfatório a todas elas. Em certo momento no filme temos tipo 5 histórias principais sendo desenvolvidas ao mesmo tempo - a dos madereiros, blu x pai da jade, araras x papagaios, blu x jade (onde iremos morar) e blu x nigel. Um pouco mais de foco cairía muito bem. 
  • A história da rivalidade ou whatever entre as Araras e os Papagaios é totalmente dispensável. Não funciona pra nada na história.
  • Com esse roteiro inchado, o trio Nigel - Rã - Tamanduá acaba sendo extremamente mal aproveitado. Lá pro meio do filme eles se tornam meros coadjuvantes. Achei uma pena.

Resumindo, é um bom filme, com bons personagens, boas mensagens, mas que perde muito por ter um roteiro ambicioso demais.


1. Nebraska (Nebraska) - Alexander Payne - 96 
2. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street) - Martin Scorsese - 95  
3. Frozen - Uma Aventura Congelante (Frozen) - Chris Buck, Jennifer Lee - 89
4. Uma Aventura Lego (The Lego Movie) - Phil Lord, Christopher Miller - 89

5. Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club) - Jean-Marc Valée - 82
6. Trapaça (American Hustle) - David O. Russell - 78 

7. Philomena (Philomena) - Stephen Frears - 75
8. Ninfomaníaca (Nymphomaniac) - Lars Von Trier - 74

9. Rio 2 (Rio 2) - Carlos Saldanha - 73
10. RoboCop (RoboCop) - José Padilha - 65
11. Ender's Game - O Jogo do Exterminador (Ender's Game) - Gavin Hood - 64
12. Confissões de Adolescente - Chris D'Amato, Daniel Filho - 62 
13. Jack Ryan: Operação Sombra (Jack Ryan: Shadow Recruit) - Kenneth Branagh - 62

14. Alemão - José Eduardo Belmonte - 35
15. Caçadores de Obras-Primas (Monuments Men) - George Clooney - 34
16. Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal (Paranormal Activity: The Marked Ones) - Christopher Landon - 25
 
17. O Herdeiro do Diabo (Devil's Due) - Matt Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett - 22

Nenhum comentário: