sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Trapaceando Expectativas

Ainda no clima de expectativas, o filme que eu mais esperava ver nesse começo de ano era Trapaça. Eu venho prestado atenção nos últimos trabalhos do diretor David O. Russell, que após uma sequência de trabalhos de pouca expressão (não vi nenhum deles) no final da década de 90 e começo dos anos 2000, vem com uma carreira ascendente com dois filmes excelentes desde 2010: O Vencedor e O Lado Bom da Vida.

  Se O Vencedor trazia Christian Bale e Amy Adams com os papéis princiais e O Lado Bom da Vida Bradley Cooper e Jennifer Lawrence (todos sendo indicados ao Oscar nessa brincadeira e com Bale e Lawrence ganhando), o novo trabalho de Russell prometia muito ao colocar os quatro atores frente a frente. Trazia ainda o duas vezes indicado ao Oscar Jeremy Renner junto com talvez o meu comediante favorito, Louie C.K. e um marketing forte, com diversos pôsteres divertidos, além de um dos trailers mais legais que eu já vi, que não diz nada sobre o filme mas é alucinantemente divertido.

Por tudo isso, eu acabei me frustrando um pouco quando finalmente vi o filme. Não achei ruim, mas sai do cinema extremamente decepcionado. Mas aí parei pra pensar, e desde então eu cheguei a conclusão de que estou sendo injusto com o filme. Trapaça é um filme muito bom. Tem seus problemas, e na minha opinião está um pouco abaixo tanto de O Lado Bom da Vida quanto de O Vencedor, mas é sim um filme muito bom.


O filme conta a história de um casal de trapaçeadores (Bale e Adams) que acabam sendo forçados a trabalhar com um agente do FBI insano (Cooper) tentando flagrar políticos (em especial o interpretado por Renner) corruptos e mafiosos em atividades ilícitas. Temos ainda a mulher do personagem interpretado por Bale (Lawrence), louca e imprevisível e o chefe do personagem de cooper, interpretado pelo Louie C.K., que sofre nas mãos de seu ambicioso subordinado.

  Tem bastante gente falando que o filme é uma grande homenagem ao Scorsese, e meio que é mesmo. Se o tema, as constantes narrações em off e uma trilha sonora marcante deixavam alguma dúvida, a ponta do Robert De Niro lá pelo meios do filme trata de resolvê-las. O que mais chama atenção no filme, porém, é o design de produção, extremamente caricato, estilizado e artificial, brincando com a própria idéia do filme de trapaças e disfarces.

E os personagens são divertidíssimos. Tanto o trapaceiro interpretado por Bale quanto o investigador interpretado por Cooper não se limitam a ser apenas uma caricatura, mas são personagens complexos e tridimensionais. Amy Adams também constrói uma personagem fantástica, que nunca sabemos o que está realmente pensando e o quanto de suas ações e demonstrações de sentimentos são genuínas ou forjadas - afinal, desde o começo sabemos o quanto ela é inteligente e trapaçeira. Jeremy Renner surge como o político bem intencionado que acaba sendo pego pelo agente de Cooper, que por sua vez ao longo do filme acaba se mostrando mais preocupado com sua carreira do que com seu ideal de justiça.

O ponto que destoa um pouco é a mulher interpretada por Jennifer Lawrence, que parece extremamente deslocada no papel. Não que ela esteja atuando mal - não está - mas, como eu li em algum lugar, ela foi extremamente mal escolhida para o papel, que pedia uma mulher mais velha. Ver ela atuando nesse filme com aquela cara de criança dava a impressão de ver uma menina brincando de interpretar uma mulher.

Então sim, eu gostei muito do filme. Mas ficou faltando alguma coisa que eu não sei bem o quê. O filme não me emocionou de maneira nenhuma e o final é um pouco previsível, ainda que seja divertido e dialogue bem com a máxima que transcorre o filme inteiro "people believe what they want to believe"

Vale pela diversão, pelas risadas e pelas atuações.

1. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street) - Martin Scorsese - 10,0  
2. Frozen - Uma Aventura Congelante (Frozen) - Chris Buck, Jennifer Lee - 9,5
3. Uma Aventura Lego (The Lego Movie) - Phil Lord, Christopher Miller - 9,0
4. Trapaça (American Hustle) - David O. Russell - 9,0  
5. Ninfomaníaca (Nymphomaniac) - Lars Von Trier - 8,5  
6. Ender's Game - O Jogo do Exterminador (Ender's Game) - Gavin Hood - 6,5  
7. Confissões de Adolescente - Chris D'Amato, Daniel Filho - 6,0  
8. Jack Ryan: Operação Sombra (Jack Ryan: Shadow Recruit) - Kenneth Branagh - 6,0
9. O Herdeiro do Diabo (Devil's Due) - Matt Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett - 2,5    
10. Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal (Paranormal Activity: The Marked Ones) - Christopher Landon - 2,0

Nenhum comentário: