segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Massacre Bowl XLVIII

Poucas coisas me deixam mais irritado do que coisas que prometem ser fantásticas e acabam sendo patéticas.


Eu tinha grandes expectativas pra esse Super Bowl. Não esperava de maneira nenhuma que fosse tão alucinantemente bom quanto o do ano passado - não só pela vitória dos Ravens - mas esperava um jogão, disputado até o último minuto e decidido nos detalhes.

O Super Bowl XLVIII não foi decidido nos detalhes. Ou foi: o pequeno detalhe de que o Denver errou tudo que tentou e o pequeno detalhes que o Seattle fez uma partida virtualmente perfeita. Foi um massacre. 

Um massacre que já começou com um dos começos de Super Bowl mais bizarros da história, com um snap fora de hora e um safety para os Seahawks. Na hora eu pensei "putz, isso vai desestabilizar os Broncos". Há quem diga que desestabilizou mesmo, mas depois de tudo que eles apanharam durante o jogo inteiro eu considero uma falta de respeito com o Seahawks dizer que uma vitória desse calibre foi fruto de um... detalhe.

O time do Seahawks é um absurdo. Eu canto eles como favoritos pro Super Bowl desde as primeiras rodadas, e não porque "ho ho eu sou foda e manjo pra caralho dos paranauê", mas porque era uma parada quase óbvia - todos os analistas falavam a mesma coisa e a campanha do time deixava pouca margem pra dúvida. Mas nem precisava de analistas e campanha, era só ver o time jogando que você ficava assombrado.

E é óbvio que a defesa tem que ser exaltada. Eu acompanho o futebol americano há relativamente pouco tempo (uns 3 anos), mas eu nunca vi uma secundária como aquela (deixando os nomes idiotas de lado). Agressiva, veloz, forte, inteligente. É uma pena que o Sherman seja um babaca, mas não há muito que se possa falar mal dele dentro de campo.

Mas o meu jogador preferido no time de Seattle é, duh, o quarterback. Do alto de seus 1,80m (eu me sinto um anão quando chamam ele de baixinho, mas é a vida), o Russel Wilson demonstra uma maturidade dentro e fora de campo extremamente incomum para um jogador apenas em sua segunda temporada. Ele, obviamente, tem ótimos números (apenas 9 interceptações), mas não são os números que o destacam. Ele não fez um temporada regular como a do Manning, nem playoff com números absurdos como o Flacco ano passado: é o seu equilíbrio, a sua calma, a sua serenidade que me atraem nele. Ele tem um bom passe, ele se mexe bem, ele sabe correr com a bola. E eu nunca vi ele se desesperar. Erra, sim, mas como todos erram, as vezes por falha, as vezes por azar, mas ele parece tratar isso com a maior naturalidade do mundo. Você não vê ele psicologicamente afetado por um erro, você não vê ele jogando a bola pra qualquer lado quando a linha defensiva chega perto dele.

A defesa é a melhor da NFL - fato. Mas o Seahawks não teria chegado aonde chegou sem o Wilson.

E os Broncos? Eu torcia pra eles. Sou um grande fã do Peyton Manning, acho ele um cara fantástico e talvez o melhor quarterback que eu já vi jogar. Mas ontem as coisas simplesmente não funcionaram em momento nenhum. Cada first down (foram poucos) era uma luta desesperada, sempre ficava a dúvida se haviam passado ou não da linha imaginária. E as (pouquíssimas) jogadas explosivas eram instantaneamente canceladas pelo Seattle, com fumbles forçados e interceptações. O time pareceu sim sofrer com o baque do começo desastroso, mas isso é muito pouco pra explicar o fato de todo mundo ter jogado mal - jogadores e técnicos.

E, bem, por mais que eu adore o Manning, não dá pra manipular os fatos e dizer que ele não dá uma arregada em momentos decisivos. São fatos. Eu fui checar alguns números: ele tem mais derrotas que vitórias em playoffs (11-12) e em Super Bowls (1-2). Vale lembrar que ano passado, embora o lance mais marcante e decisivo tenha sido a falha do safety no touchdown do Jacoby Jones (passe lindo do Flacco :D), o lance que deu a chance pros Ravens chutarem um field goal na prorrogação foi uma interceptação do Peyton.

Os irmãos podiam se juntar: o Peyton joga a temporada regular e o Eli joga os playoffs. Não ia ter pra ninguém.


A AFC tem muito o que evoluir se quiser voltar a mandar um representante vencedor para os Playoffs. 
 

Um comentário:

Nathália disse...

Go niners