quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Jack Ryan: Operação Genérica

Poster animal
Meados de fevereiro, Oscar chegando, dezenas de filmes "oscarizáveis" pedindo para serem vistos no cinema, e o que eu vou ver no sábado à noite? Jack Ryan!



Embora nunca vá ganhar nenhum tipo de prêmio, é um filme legal. É baseado no personagem criado pelo Tom Clancy, embora essa seja uma história original, não sendo baseada em nenhum livro específico. Também é uma homenagem ao autor, que morreu em outubro do ano passado. Eu nunca li nada dele, mas sempre tive curiosidade, e dando uma breve pesquisada aqui acabei de descobrir que existem outros filmes sobre livros dele, e filmes famosos como A Soma de Todos os Medos, A Caçada ao Outubro Vermelho e Jogos Patrióticos. Não fazia idéia. O filme é dirigido por Kenneth Branagh (o eterno Professor Lockhart), que também interpreta o vilão).

Embora eu diga que esse novo Jack Ryan: Operação Sombra é um filme legal, ele flerta demais com o genérico para eu conseguir considerá-lo um ótimo filme. A história segue a trajetória de Jack Ryan (duh), interpretado por Chris Pine, um agente da CIA atuando secretamente em Wall Street, que descobre um plano de um atentado terrorista russo que seria seguido de uma venda massiva de dólares por organizações russas que trariam um colapso ao mercado americano e mundial. Entendem o que eu quero dizer com "genérico"?

E me incomodou muito o maniqueísmo do filme, trazendo russos malvados contra americanos bonzinhos. O filme falha ainda ao explorar esse enredo de maneira extremamente superficial. Nada é muito explicado e as nuances dos planos dos russos e dos americanos são deixados totalmente de lado. Você não precisa entender porquê eles estão fazendo aquilo, apenas tem que torcer para eles conseguirem fazer.


Branagh, Knightley e Pine

E aí o filme funciona. Quando você deixa de buscar algum profundidade no filme e apenas começa a apreciar as cenas de espionagem e de ação, o filme fica bem legal. A sequência final, tanto na Rússia quanto em Nova Iorque são bem tensas e bem filmadas. E o elenco, embora não brilhe (difícil brilhar nesse filme), é bem competente: traz ainda o Kevin Costner como o mentor de Ryan e Keira Knightley como sua mulher. E, last but not least, o Ryan é torcedor dos Ravens! :D

Não é de maneira nenhuma algo que que vá mudar sua vida ou fazer você pensar sobre sua existência, mas se você está apenas buscando um filme de ação para entreter o seu sábado à noite, Jack Ryan: Operação Sombra é uma escolha acertada.

1. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street) - Martin Scorsese - 10,0
2. Frozen - Uma Aventura Congelante (Frozen) - Chris Buck, Jennifer Lee - 9,5  
3. Ninfomaníaca (Nymphomaniac) - Lars Von Trier - 8,5  
4. Ender's Game - O Jogo do Exterminador (Ender's Game) - Gavin Hood - 6,5  
5. Confissões de Adolescente - Chris D'Amato, Daniel Filho - 6,0
6. Jack Ryan: Operação Sombra (Jack Ryan: Shadow Recruit) - Kenneth Branagh - 6,0 
7. O Herdeiro do Diabo (Devil's Due) - Matt Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett - 2,5  
8. Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal (Paranormal Activity: The Marked Ones) - Christopher Landon - 2,0

Nenhum comentário: