domingo, 16 de fevereiro de 2014

Sobre Expectativas e Legos

Eu gosto muito de ver filmes sem fazer nem idéia do que se trata. Eu acho que a nossa opinião sobre cada coisa é extremamente influenciada pela expectativa que temos no momento que entramos em contato com essa coisa. Certa vez eu fui convidado para ver um filme "no escuro". Me deram o horário e o lugar, mas o filme só seria revelado ao ser iniciado. Infelizmente não pude ir, mas eu acho a idéia fascinante.

É claro que isso é virtualmente impossível nos dias de hoje. No caso acima eu não saberia qual filme eu iria assistir, mas no momento em que ele começasse eu provavelmente já ia ter ouvido falar do filme, ia reconhecer alguns atores e ia criar uma expectativa boa ou ruim em poucos segundos. Meu ponto não é que a gente tenha que se desligar totalmente das notícias até ver determinada obra, mas sim tentar ao máximo se livrar de pré conceitos antes de entrar em contato com o material em si.

Feita essa breve (e levemente inútil) introdução, vos digo que assisti Uma Aventura Lego nos cinemas esses dias e que eu não tinha expectativa nenhuma sobre o filme.



É claro que isso é mentira. Por mais desinformado que eu estivesse sobre o filme, a pouca expectativa que eu tinha era baixa. Achei que fosse ser uma animação genérica feita como um grande comercial para a Lego.

Por um lado eu estava certo, por outro eu não poderia estar mais errado.

É sim um grande comercial para a Lego. Raios, até eu saí da sala querendo comprar Legos novos e montar altas paradas no meio da minha casa. O filme passa pelos mais diversos temas de brinquedos da Lego, desde os espaciais, até os de faroeste, passando pelos mais femininos (alô machismo) e pelos mais específicos, de filmes e séries. Temos inclusive várias "participações especiais", como o Batman, o Super Homem, Dumbledore, Gandalf, Chewbacca, C3PO (dublado pelo próprio Anthony Daniels inclusive), Abraham Lincoln e muitos (muitos) outros.



Maaas a animação e a história não tem nada de genéricas.

A animação é de uma criatividade absurda e simula um stop motion que nos passa a nítida impressão de estarmos diante de alguém brincando com os Legos. O filme passa pelos cenários mais distintos e em momento nenhum se preocupa em parecer factível ou não. Novamente, temos a sensação de estarmos em uma grande brincadeira.

E isso dialoga de maneira brilhante com a história, que conta como o malvado Sr. Negócio tem o maquiavélico plano de acabar com a criatividade anárquica colando todas as coisas em seus devidos lugares, mantendo a ordem do mundo de maneira permanente. Para impedir isso, o mago Vitruvius instrui um simples operário a se tornar o Mestre Construtor, capaz de construir as coisas mais criativas e dinâmicas possíveis sem utilizar o manual de instruções acabando assim com o plano do Sr. Negócio. Não que a história seja genial nem nada, mas ela é contada de uma maneira adorável, e tem em seu terceiro ato uma reviravolta - não totalmente inesperada, mas que acaba dando um sentido todo especial para o enredo.



A parte triste, mais uma vez, é que não saiu uma singela cópia legendada nos cinemas brasileiros, então até que saia em dvd ou netflix ou whatever, não poderemos contar com as vozes de Morgan Freeman, Jonah Hill, Liam Nesson e Will Ferrell (dentre muitos outros).

1. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street) - Martin Scorsese - 10,0
2. Frozen - Uma Aventura Congelante (Frozen) - Chris Buck, Jennifer Lee - 9,5
3. Uma Aventura Lego (The Lego Movie) - Phil Lord, Christopher Miller - 9,0
4. Ninfomaníaca (Nymphomaniac) - Lars Von Trier - 8,5
5. Ender's Game - O Jogo do Exterminador (Ender's Game) - Gavin Hood - 6,5
6. Confissões de Adolescente - Chris D'Amato, Daniel Filho - 6,0
7. Jack Ryan: Operação Sombra (Jack Ryan: Shadow Recruit) - Kenneth Branagh - 6,0
8. O Herdeiro do Diabo (Devil's Due) - Matt Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett - 2,5  
9. Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal (Paranormal Activity: The Marked Ones) - Christopher Landon - 2,0

Nenhum comentário: