quinta-feira, 27 de março de 2014

Histórias reais com ótimos atores, anyone?

Após um breve hiato, volto para falar dos filmes que eu vi no cinema, antes que a fila aumente muito! Não que eu tenha a falar muito deles, na verdade, talvez por isso venha enrolando. Normalmente quando eu já tenho coisas na cabeça pra falar eu venho seco pra escrever aqui. Com esses, entretanto...

Não que sejam ruins, muito pelo contrário. Mas são dois filmes que são carregados nas costas pelos seus atores principais, e é difícil falar muito mais do que isso.

Estou falando, é claro, de Philomena e Clube de Compras Dallas.

Philomena conta a história real de uma mãe (Judi Dench) em busca de seu filho, que foi entregue à adoção meio que à força quando a mulher, ainda jovem e grávida, passou a trabalhar em um convento em busca de abrigo. Para isso, ela tem a ajuda de um jornalista político (Steeve Coogan) com a carreira em crise, tendo que se voltar a "human interest stories".

E o filme, digamos assim, é exatamente isso. Não fosse a atuação estupenda da Judi Dench dificilmente receberia a atenção que recebeu. O roteiro e a direção são muito corretos, conseguindo uma agradável mistura de drama e comédia, mas é a Judi (e o Steve também, para sermos justos) que leva. o filme nas costas. Sua interpretação da humilde e aparentemente ingênua Philomena é magistral.



O filme ainda faz um breve estudo sobre a religião católica, principalmente com a idéia de perdão. Afinal, aos olhos da igreja, a mulher pecara ao ter engravidado de maneira não, digamos, tradicional. Aonde cabe o seu perdão? Deveria haver algum? Vindo de quem? E da mesma forma, o que Philomena deveria sentir ao ver que seu filho foi tirado de seus braços? Não teria ela também que aprender a perdoar? São em torno dessas perguntas que o filme se desenvolve, e é bem interessante como as coisas se desenrolam.



Clube de Compras Dallas conta a história (também real) de Ron Woodroof, um estereótipo de sulista que se vê contaminado com o vírus da AIDS em meados da década de 80, quando a doença ainda era novidade para muita gente. Diagnosticado inicialmente com apenas 30 dias de vida, Ron começa a procurar métodos alternativos para se manter vivo, o que acaba por criar uma pequena revolução.

O filme tem seu grande mérito na construção do personagem principal, que é interpretado com maestria por Matthew McConaughey. Começamos por ver um homem extremamente preconceituoso e agressivo, que devido as circunstâncias é obrigado a rever seus conceitos e mudar suas prioridades. Assim, é admirável a segurança e o controle com as quais o Matthew conduz seu complexo personagem. As mudanças são totalmente sutis e graduais, fazendo total sentido para o espectador - ajudando nisso também a direção firme e competente de Jean-Marc Vallée.



E a grande mudança pela qual passa o personagem de McConaughey é facilmente vista na relação com o personagem de Jared Leto, um travesti também contaminado. É fácil perceber que o personagem é criado justamente para fazer o eixo em volta do qual Ron faz sua trajetória. Se no começo vemos uma grande rejeição e agressividade, aos poucos vamos vendo uma relação de negócios florescendo entre os dois até que uma verdadeira amizade é criada - e nesse sentido é chave o momento onde, ao ver seu amigo travesti sendo hostilizado por um antigo amigo seu, Ron rapidamente decide tomar o lado de seu novo amigo.

E o filme também toca em uma questão bem importante, sobre as grandes companhias de medicamentos e suas estratégias para enfiar produtos nem tão eficientes assim no mercado. E se tratando de uma história real, é assustador como nem sempre podemos confiar na entidade que mais temos o costume de confiar, que é a medicina.

Dr. Eve Saks: We can make you comfortable.
Ron Woodroof: What? Hook me up to the morphine drip, let me fade on out? Nah. Sorry, lady, but I prefer to die with my boots on.


1. Nebraska (Nebraska) - Alexander Payne - 96 2. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street) - Martin Scorsese - 95  
3. Frozen - Uma Aventura Congelante (Frozen) - Chris Buck, Jennifer Lee - 89
4. Uma Aventura Lego (The Lego Movie) - Phil Lord, Christopher Miller - 89

5. Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club) - Jean-Marc Valée - 82
6. Trapaça (American Hustle) - David O. Russell - 78

7. Philomena (Philomena) - Stephen Frears - 75
8. Ninfomaníaca (Nymphomaniac) - Lars Von Trier - 74  
9. Ender's Game - O Jogo do Exterminador (Ender's Game) - Gavin Hood - 64
10. Confissões de Adolescente - Chris D'Amato, Daniel Filho - 62 
11. Jack Ryan: Operação Sombra (Jack Ryan: Shadow Recruit) - Kenneth Branagh - 62
12. Caçadores de Obras-Primas (Monuments Men) - George Clooney - 34
13. Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal (Paranormal Activity: The Marked Ones) - Christopher Landon - 25

14. O Herdeiro do Diabo (Devil's Due) - Matt Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett - 22

Nenhum comentário: