quarta-feira, 30 de junho de 2010

Primeira Pausa!

Chegou o primeiro dia de tristeza. Depois de 18 dias de FRENESÍ, hoje é o primeiro dia sem jogos na Copa do Mundo. Tempo para recarregar as baterias, ver os vt's dos (poucos) jogos que não deu pra ver, reabastecer a geladeira e escrever comentários no blog!

Estamos diante das quartas-de-finais! Isso pede alguns comentários sobre os 8 melhores times do mundo:

Uruguai: Flerta com a possibilidade de voltar a ser a potência de décadas (e bota décadas nisso) atrás. Tem um time muito bem armado, com um dos melhores ataques da Copa. O que vem jogando Forlán e Luis Suarez não é brincadeira. Contou com a sorte de pegar uma França desmantelada e uma cabeça de chave anfitrã que mesmo com o time arrumadinho não ofereceu muita resistência. Teve competência pra passar em primeiro, pegando a Coréia, que tem um bom time mas que não conseguiu suportar o time uruguaio.

Gana: A esperança africana. É engraçado, porque antigamente as seleções africanas eram famosas por sua habilidade, sua velocidade, sua irreverência, que, aliadas a um descomprometimento tático enorme, faziam com que elas vez ou outra chamasse a atenção do mundo mas acabasse eliminada por uma seleção mais pragmática. Gana foge disso (como, na verdade, a maioria das seleções africanas dessa copa fugiram). Tem um time muito forte, disciplinado taticamente. Não encanta, mas se defende bem, tomando pouquíssimos gols e vem conseguindo achar os seus gols lá na frente.

Acho que dá Uruguai, mas até aí eu também achava que ia dar Estados Unidos. Esse time ganês pode surpreender.


Brasil: O Dunga falou uma coisa um dia desses que eu concordei. O Brasil tem que vencer sempre. Quando vence, tem que dar espetáculo. Quando dão espetáculo, o adversário é fraco. Ok, isso é um exagero, mas eu acho um fato que a mídia (e o torcedor em geral) exige demais da seleção brasileira. Normal até, para um país que já teve as seleções que teve, e se acostumou a ganhar muito nos últimos 16 anos. Eu li alguém falando da conquista de 94, qu não tinha ninguém ligando pra jogo bonito, todo mundo estava apenas em êxtase pela vitória, que não vinha há longos 24 anos.

Não que eu ache que a seleção esteja fazendo uma Copa primorosa, longe disso. Só estou comentando que leio muitas críticas exageradas. Eu acho que vem fazendo uma boa Copa, e que vem evoluindo progressivamente (tirando o jogo contra Portugal). Acho que tem grandes chances de chegar ao título. Provavelmente não vai encantar, mas não foi isso que pediram pro Dunga depois de 2006. Pediram comprometimento e vitória, e é isso que ele vem tentando apresentar.

Holanda: Assim como Gana, é um time que vemm de certa forma, rompendo com o seu passado. Vem com uma formação muito mais sólida. Não chama atenção pelo futebol bonito como sempre chamou, mas dessa vez o time parece muito mais comprometido com a vitória. Dificilmente o time corre riscos (e quando corre, o ótimo Stekelenbourg está lá, como contra a Eslováquia). E ainda tem jogadores capazes de decidir em um só lance, como o Robben e o Sneijder.

Não faço a menor idéia de quem passa. A menor. Mas apostaria no Brasil.


Alemanha: A sensação da Copa? É sem dúvida o time que vem jogando melhor. Não sei se passa pela Argentina e muito menos se consegue ganhar o título, mas se tem um time que vem merecendo, é esse. Ok, foi ajudada contra a Inglaterra? Foi. Mas alguém pode dizer que eles não jogaram muita bola naquele jogo e que não mereceram a vitória? Eu não me atrevo.

Argentina: É outro que vem fazendo uma boa campanha. É aquela coisa já manjada: tem um ataque fuderoso, mas uma defesa que se apertar, abre as pernas. Não é fácil ter que contar com Demichelis. E vale lembrar que o Messi está desesperado atrás de um gol.

Aposto que vai ser o melhor jogo das quartas. Espero qualquer coisa daqui, mas meu chute fica na Alemanha.


Espanha: Acho que ainda não mostrou tudo que pode, principalmente pela má forma do Torres. Foi impressionante como o time mudou quanto saiu o Torres e entrou o Llorente, contra Portugal. Com uma referência mais ativa na área a seleção espanhola conseguiu imprimir a objetividade que vinha faltando. E o Villa, pra mim, é o jogador da copa até agora.

Paraguai: Já deve estar mais do que satisfeito de ter chegado onde chegou. Deu a sorte de enfrentar uma Itália fraquíssima, num grupo horroroso, e ainda conseguiu pegar o Japão nas oitavas. Mas nem só de sorte se faz uma campanha, e é um fato que o Paraguai teve muitos méritos. Mas não acho que um raio a la Suiça caia duas vezes.

Dá Espanha.


De resto, além do já esmiuçado fracasso francês e italiano, eu esperava mais do time da Inglaterra. Cheguei a botar eles na final, quando fiz um bolão no começo da Copa. Pagou o preço de não ter um goleiro bom (que custou o primeiro lugar do grupo) e do erra grotesco no jogo contra a Alemanha. Mas isso está longe de serem desculpas convincentes, o fato é que o time inglês simplesmente não funcionou em momento algum (talvez apenas nos primeiros momentos do jogo contra os EUA). Não chegou a ser um fracasso tão retumbante quanto Itália e França, mas não ficou lá muito longe disso.


Então é isso. Que venham os próximos jogos, antes que eu tenha uma crise de abstinência!

2 comentários:

Nandes disse...

Acho que da isso aí que você palpitou mesmo.

Inglaterra é a maior mentira do futebol mundial.

Julian disse...

Concordo com seus palpites, mas espero MUITO que Argentina vença. Muito mesmo. =D