quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Razão x Sentimento

Sabe. Eu sempre me considerei um cara super racional. Sempre tive uma visão bem matemática, bem linear e constante. Sempre soube analisar os fatores, balançar os prós e os contras, de modo a, racionalmente, chegar a uma decisão que me satisfizesse. A vida me parecia muito simples, muito horizontal, e eu nunca tive grandes dificuldades em lidar com isso.

Acho que isso se deve ao fato de que meus sentimentos, meus anseios, sempre costumam andar lado a lado à minha razão.

Ultimamente isso vem mudando. Uma certa impulsividade compulsiva passou a tomar conta das minhas ações. Essas ações passaram a ser tomadas de maneira muito mais espontânea, sem tanta reflexão, as vezes até sem muita lógica. Passaram a ser tomadas menos com o cérebro, mais com o coração.

O que fazer, então, quando seus sentimentos resolvem andar na direção contrária da sua razão?

Eu me considerava um cara orgulhoso. Minha razão sempre tendeu pro lado do orgulho. And yet, este orgulho está super enfraquecido nesse momento. Tenho aceitado coisas que, não fosse a dura resolução de meus sentimentos, jamais aceitaria. Tenho me calado frente à problemas que tem colocado, razão e sentimento, um contra o outro.

E devo dizer, o sentimento me parece muito mais forte que a razão. Me parece muito mais forte do que qualquer coisa. As vezes me parece mais forte do que a própria existência, ou o que quer que isso signifique.

Resta, então, a eterna dúvida. Qual o melhor caminho? O da razão ou o do sentimento?

Mas a razão não está morta. Ela luta, batalha, enche o saco. Procura incessantemente certos movimentos lógicos e racionais, que viriam teoricamente a tranquilizar uma situação que parece não menos que insana. Mas terá a razão forças para controlar o ímpeto do sentimento?

Duvido.


Nessa guerra entre razão e sentimento, ando cegamente pela linha de batalha, e pareço ser atingido por tiros de ambos os lados.

11 comentários:

Anônimo disse...

O melhor caminho? Usar a razão pra explorar o sentimento dos outros =D

Anônimo disse...

Caralho! Sei que você tentou se expressar aí, mas eu prestei mais atenção no texto em si. Muito bom!!!

Posso copiar e botar no meu fotolog um dia?! Deixo os devidos créditos...pois é realmente uma batalha que todos nós vivemos um dia. Mesmo que eu insista eu dizer que a minha razão sempre "reina"... mas isso é questão do meu ego.

bom, digo que gostei =)

beijos primo!

Anônimo disse...

insista em*

Liam disse...

Today's fortune:
Answer just what your heart prompts you

How ironic. Don't you think?

Anônimo disse...

A minha razão pouco consegue conter minha impulsividade... :(

O que vez ou outra me prejudica.

Mas são coisas da vida. =P

Estou melhorando ^_^

=**

Anônimo disse...

So...
Assuntos complicados, minhas idéias são ainda mais difíceis de serem expressas diante de textos desse gênero, creio que sempre preciso de um tempo ''em paz'' pra organizar os pensamentos, e refletir, usar da razão - somente neste momento também, pois quanto mais vislumbro minhas ações percebo que a maioria delas são produzidas por impulsos, e que, por sorte, nem sempre acabam resultando em coisas ruins. Quem sabe o ideal seria se pudessemos usar da razão para controlar os sentimentos, coisa que infelizmente não acontece.
A base pra poder enfim ponderar esses dois pontos de conflito, é deixar-se tomar pelos sentimentos, e então, colocar em prática a razão, pra conseguir resolver os problemas que ele causa.
As batalhas é o que podemos chamar de fortificante da vida, ganhando ou perdendo, torna-se algo que tomamos por exemplo para as seguintes.
A conclusão é que a linha entre eles existirá, por mais que os anos passem, e os sentimentos e pensamentos mudem. Cada hora você terá preferência pelo que convier, e as desculpas também estarão ao seu lado, caso venha a errar, serão usadas, seja perante os outros, ou a você mesmo, como maneira para amenizar.
Não se deixe escolher por apenas um deles... como todos os outros caminhos e opções na vida, existem momentos para cada escolha, sendo elas tomadas conscientemente ou irracionalmente, e valem a pena, cada uma, mesmo não parecendo...
Beijo and make the right chooses!

Anônimo disse...

Cara, isso me lembrou muito Platão x Aristóteles, incrível! Tô estudando demais, não consigo exergar coisas em um tom de academicidade. Literalmente! hahahaha

Agora, usando outro filósofo, Demócrito: tudo flui.
E deixa fluir, as coisas vão se encaminhar, seja pela razão ou não.

E agoram mais uma paráfrase: o segredo do equilíbrio é não se deixar levar pelos extremos. Dalai Lamas sabem o que dizem. Hope so. =P

Beijo e boa sorte. =]

Marcelo disse...

Resumo de tudo: Você está virando gay.

Anônimo disse...

"Ela luta, batalha, enche o saco"

sim, ela nao desiste e vc n sabe oq fazer com ela (y)


qm sou eu p comentar tudo isso 8-)

é uma bosta mesmo, so isso q eu digo, and u understand it as well as i do.


... damn it, o dia q a minha razao e os meus sentimentos pararem d brigar comigo, eu vou tentar me lembrar de te contar e escrever aqui d novo.

ah, who cares ¬¬

eu n tenho condicoes d falar nada aqui, indeed.

I'll shut up.


=***

Anônimo disse...

É,eu entendo como é isso.
na maioria das vezes tbm costumo ser bem racional,mas há momentos que não tem jeito,o sentimento nos deixa cegos e a razão fica pra escanteio.
esses momentos são estranhos,pq ao mesmo tempo que vc se sente um imbecil por continuar a fazer o que a razão diz pra não fazer,vc simplesmente não pode evitar de fazer! se é que me entende.. :P
porém,sempre chega um momento que os caminhos se abrem, e vc sai dessa inconstância,optando por um lado ou outro. afinal não da pra seguir pela direita e esquerda,é preciso escolher.
mas até lá,boa sorte urso

:*

Anônimo disse...

"Mas terá a razão forças para controlar o ímpeto do sentimento?

Duvido."

Eu não. O próprio sentimento é muito impulsivo, ao mesmo tempo que ele pode reinar, ele pode acabar. O casamento, por exemplo, é uma questão de inteligência. Até mesmo ao lidar com sentimentos, a razão tem de prevalecar (IMO, obviamente). O sentimento não aguenta muito tempo. Tá, você gosta de alguém, você quer passar o resto da sua vida com ela, mas se você não soube usar a razão adequadamente para lidar com os sentimentos dentro de uma situação específica (como no próprio casamento) ele imediatamente vai se desfazer e o "para sempre" vai durar poucos anos.

É por isso que muita gente casa e divorcia depois, porque acreditam na ilusão de que o amor vai superar tudo. Não vai. Só com a razão você terá sempre o discernimento necessário para lidar com qualquer coisa, principalmente com amor e ódio, tendo uma noção mínima do que é ridículo nos sentimentos, o que vale pena e o que não vale.

É meio difícil explicar, eu fiz parecer um tanto utópico, mas não é. Basta observar os casais ao seu redor, as pessoas precisam aprender a lidar umas com as outras e a maioria não sabe como fazer isso e perde a paciência. É aí que o sentimento fala mais alto e acaba com tudo.

Tá, vou embora, eu não sei como explicar isso, juro que tentei! =D