O que funciona?
- Os personagens. Ainda que alguns não sejam tão explorados quanto podiam/deveriam, eu acho a maioria deles bem divertidos e únicos. O psicótico Blu-Eisenberg é hilário, e eu gostei muito do trio Nigel - Rã apaixonada - Tamanduá bobalhão.
- Gosto da maneira que o Rio (o Brasil, na verdade) é retratado. Já tivemos diversos exemplos de filmes que soam totalmente absurdos ao tentarem explorar a geografia brasileira (coisas como termos a floresta amazônica no Rio de Janeiro). Claro que isso é ajudado pelo fato de o diretor ser brasileiro, mas é legal ver como a viagem para o Amazonas passa por várias cidades, mostrando rapidamente um pouco de cada uma. É legal ver o Brasil sendo mais respeitado em Hollywood.
- O filme passa uma mensagem ambiental extremamente relevante. Não, não é uma mensagem original e não, não é passada de maneira sutil, muito menos poética, mas é relevante de qualquer forma, e funciona bem no contexto do filme.
O que não funciona?
- Em especial o roteiro. Não que a história não seja boa, ela é ok. Mas o roteiro começa a abrir muitas frentes e no final acaba encontrando muitas dificuldades para dar um final satisfatório a todas elas. Em certo momento no filme temos tipo 5 histórias principais sendo desenvolvidas ao mesmo tempo - a dos madereiros, blu x pai da jade, araras x papagaios, blu x jade (onde iremos morar) e blu x nigel. Um pouco mais de foco cairía muito bem.
- A história da rivalidade ou whatever entre as Araras e os Papagaios é totalmente dispensável. Não funciona pra nada na história.
- Com esse roteiro inchado, o trio Nigel - Rã - Tamanduá acaba sendo extremamente mal aproveitado. Lá pro meio do filme eles se tornam meros coadjuvantes. Achei uma pena.
Resumindo, é um bom filme, com bons personagens, boas mensagens, mas que perde muito por ter um roteiro ambicioso demais.
1. Nebraska (Nebraska) - Alexander Payne - 96
2. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street) - Martin Scorsese - 95
3. Frozen - Uma Aventura Congelante (Frozen) - Chris Buck, Jennifer Lee - 89
4. Uma Aventura Lego (The Lego Movie) - Phil Lord, Christopher Miller - 89
5. Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club) - Jean-Marc Valée - 82
6. Trapaça (American Hustle) - David O. Russell - 78
7. Philomena (Philomena) - Stephen Frears - 75
8. Ninfomaníaca (Nymphomaniac) - Lars Von Trier - 74
9. Rio 2 (Rio 2) - Carlos Saldanha - 73
10. RoboCop (RoboCop) - José Padilha - 65
11. Ender's Game - O Jogo do Exterminador (Ender's Game) - Gavin Hood - 64
12. Confissões de Adolescente - Chris D'Amato, Daniel Filho - 62
13. Jack Ryan: Operação Sombra (Jack Ryan: Shadow Recruit) - Kenneth Branagh - 62
14. Alemão - José Eduardo Belmonte - 35
15. Caçadores de Obras-Primas (Monuments Men) - George Clooney - 34
16. Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal (Paranormal Activity: The Marked Ones) - Christopher Landon - 25
17. O Herdeiro do Diabo (Devil's Due) - Matt Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett - 22
Nenhum comentário:
Postar um comentário