Não que sejam ruins, muito pelo contrário. Mas são dois filmes que são carregados nas costas pelos seus atores principais, e é difícil falar muito mais do que isso.
Estou falando, é claro, de Philomena e Clube de Compras Dallas.
Philomena conta a história real de uma mãe (Judi Dench) em busca de seu filho, que foi entregue à adoção meio que à força quando a mulher, ainda jovem e grávida, passou a trabalhar em um convento em busca de abrigo. Para isso, ela tem a ajuda de um jornalista político (Steeve Coogan) com a carreira em crise, tendo que se voltar a "human interest stories".
E o filme, digamos assim, é exatamente isso. Não fosse a atuação estupenda da Judi Dench dificilmente receberia a atenção que recebeu. O roteiro e a direção são muito corretos, conseguindo uma agradável mistura de drama e comédia, mas é a Judi (e o Steve também, para sermos justos) que leva. o filme nas costas. Sua interpretação da humilde e aparentemente ingênua Philomena é magistral.
O filme ainda faz um breve estudo sobre a religião católica, principalmente com a idéia de perdão. Afinal, aos olhos da igreja, a mulher pecara ao ter engravidado de maneira não, digamos, tradicional. Aonde cabe o seu perdão? Deveria haver algum? Vindo de quem? E da mesma forma, o que Philomena deveria sentir ao ver que seu filho foi tirado de seus braços? Não teria ela também que aprender a perdoar? São em torno dessas perguntas que o filme se desenvolve, e é bem interessante como as coisas se desenrolam.
Já Clube de Compras Dallas conta a história (também real) de Ron Woodroof, um estereótipo de sulista que se vê contaminado com o vírus da AIDS em meados da década de 80, quando a doença ainda era novidade para muita gente. Diagnosticado inicialmente com apenas 30 dias de vida, Ron começa a procurar métodos alternativos para se manter vivo, o que acaba por criar uma pequena revolução.
O filme tem seu grande mérito na construção do personagem principal, que é interpretado com maestria por Matthew McConaughey. Começamos por ver um homem extremamente preconceituoso e agressivo, que devido as circunstâncias é obrigado a rever seus conceitos e mudar suas prioridades. Assim, é admirável a segurança e o controle com as quais o Matthew conduz seu complexo personagem. As mudanças são totalmente sutis e graduais, fazendo total sentido para o espectador - ajudando nisso também a direção firme e competente de Jean-Marc Vallée.
E a grande mudança pela qual passa o personagem de McConaughey é facilmente vista na relação com o personagem de Jared Leto, um travesti também contaminado. É fácil perceber que o personagem é criado justamente para fazer o eixo em volta do qual Ron faz sua trajetória. Se no começo vemos uma grande rejeição e agressividade, aos poucos vamos vendo uma relação de negócios florescendo entre os dois até que uma verdadeira amizade é criada - e nesse sentido é chave o momento onde, ao ver seu amigo travesti sendo hostilizado por um antigo amigo seu, Ron rapidamente decide tomar o lado de seu novo amigo.
E o filme também toca em uma questão bem importante, sobre as grandes companhias de medicamentos e suas estratégias para enfiar produtos nem tão eficientes assim no mercado. E se tratando de uma história real, é assustador como nem sempre podemos confiar na entidade que mais temos o costume de confiar, que é a medicina.
Dr. Eve Saks: We can make you comfortable.
Ron Woodroof: What? Hook me up to the morphine drip, let me fade on out? Nah. Sorry, lady, but I prefer to die with my boots on.
1. Nebraska (Nebraska) - Alexander Payne - 96 2. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street) - Martin Scorsese - 95
3. Frozen - Uma Aventura Congelante (Frozen) - Chris Buck, Jennifer Lee - 89
4. Uma Aventura Lego (The Lego Movie) - Phil Lord, Christopher Miller - 89
5. Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club) - Jean-Marc Valée - 82
6. Trapaça (American Hustle) - David O. Russell - 78
7. Philomena (Philomena) - Stephen Frears - 75
8. Ninfomaníaca (Nymphomaniac) - Lars Von Trier - 74
9. Ender's Game - O Jogo do Exterminador (Ender's Game) - Gavin Hood - 64
10. Confissões de Adolescente - Chris D'Amato, Daniel Filho - 62
11. Jack Ryan: Operação Sombra (Jack Ryan: Shadow Recruit) - Kenneth Branagh - 62
12. Caçadores de Obras-Primas (Monuments Men) - George Clooney - 34
13. Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal (Paranormal Activity: The Marked Ones) - Christopher Landon - 25
14. O Herdeiro do Diabo (Devil's Due) - Matt Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett - 22