quinta-feira, 17 de julho de 2008

A Hipocrisia da Morte

Não gosto muito da maneira que as pessoas tratam a idéia da morte. Como se a morte perdoasse tudo, ou tornasse os falecidos coisas que eles nunca foram quando vivos. A morte é o cúmulo da hipocrisia. Não estou com humor pra me aprofundar muito nessa discussão, mas fica aí um texto que é bastante relevante em algumas muitas situações. É um trecho de "Os Irmãos Karamazovi", do Dostoiévski.


"- Deixa-me perguntar-te mais uma coisa, meu irmão: é admissível que cada qual tenha o direito de julgar seus semelhantes e decidir quem merece viver e quem não o merece mais?
- A questão de merecimento não tem nada a ver com o caso. O problema geralmente se resolve nos corações humanos, sem que se considerem os merecimentos, mas por motivos muito mais naturais. E, quanto ao direito... ora... quem é que não tem o direito de desejar?
- A morte do próximo?
- E por que não? Por que mentir a si mesmo, se todos os homens são assim e, talvez, nem possam viver de outro modo?"

(é um diálogo entre os personagens Ivan e Aliéksiéi Karamazov)


Sem mais.


2 comentários:

Unknown disse...

Que meigo =P

érica disse...

esse livro é uma das coisas mais perfeitas que eu já tive o prazer de encontrar.